Artigo: O “SOCIOEULISMO” Por Edimilson Santos Silva Movér  

DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR

Subsérie: Estudo dos esdrúxulos comportamentos da sociedade humana na política.

 (Uma aberração político/ideológica)

 NO SOCIOEULISMO PREVALECE O “EU” QUE VIVE ACONCHEGADO NO MEIO DA ABERRAÇÃO:

       1* Este ensaio propositadamente foi escrito em homenagem a um grande cidadão conquistense, o Dr. Ruy Hermann Araújo Medeiros, Advogado e Professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional, na UESB, do qual sou admirador, principalmente por sua inteligência, sua probidade e seu caráter, sou uma pessoa de sorte! Sou seu amigo. 

 

A NEUTRALIDADE PRETENDIDA

2* Este estudo procurará ser neutro, senão perderia a essência da análise dicotômica, e por lógica suas verdades não seriam alcançadas. Portanto, ele andará pelo caminho do meio! Analisará, com imparcialidade, a direita e a esquerda. Mas, não me falem em “Centro”! Pois, é pura velhacaria, para tirar proveito das duas porcarias, quando estas estão no poder!  Este ensaio procurará não defender ou atacar qualquer ideologia política, onde as distâncias entre os dois lados nos dará resultados analíticos iguais, onde conterão somente a verdade ali encontrada em cada caso. Não se esconderá, as mazelas, nem da direita nem da esquerda! Esquerda, esta, que no momento se encontra em pecado. Mas nada lhes será acrescentado, aqui elas se representarão fielmente pelo que são! Pelo resultado de suas análises, e dos seus efeitos sobre a humanidade. A sorte do Brasil, foi restar grande parte do Terceiro Poder, intacto, honesto, probo! Restando alguns Ministros, e uma quantidade imensa de Juízes, Promotores, Desembargadores, Procuradores, Delegados, Agentes em todas as comarcas, entrâncias e instâncias da Justiça, intocadas pelo mal, Promotoria Pública, Policia Federal, um número imenso de Advogados fiéis aos juramentos, de probidade perante as leis que os regem! Não esquecendo do papel das mulheres na Justiça, em todas as comarcas, entrâncias e instâncias, estas, são impecáveis.

 

O TERCEIRO PODER

3* O Terceiro Poder, no geral, trata-se de uma ala da sociedade com melhor formação cultural! Mesmo que com formação política de esquerda, não foram contaminados pela revolução cultural do gramscismo. Não fazem, nem fizeram parte da “hegemonia cultural” proposta por Gramsci. E aplicada pelos teóricos políticos da esquerda brasileira. A visão alargada e a cultura política e a moral os salvou! Até mesmo a formação adquirida em família enquanto jovens influenciou seu comportamento político. Nessa eleição que passou, as suas atitudes, o comprova, (outubro de 2018), isso os teóricos do gramscismo não previram! Ou foi a burrice dos teóricos da esquerda brasileira e do partido que impediu, e não previu! E daí adveio o fracasso! Observem que muitos Vereadores do interior e das capitais, não se contaminaram. Prefeitos íntegros, Deputados Estaduais e Federais impolutos, observem que nessas últimas duas linhas, refiro-me à esquerda. A verdade que tem que ser dita! Será dita, nada lhes será acrescentado. Se a “hegemonia cultural” tivesse funcionado, seria uma imensa derrota da direita. Segundo alguns filósofos políticos, a “coisa” vem sendo costurada desde antes da década de 1960. Debite-se este fracasso 10% à “burrice” e 90% à “ganância”, começaram a saquear o Estado antes de conseguirem mudar o regime, e principalmente antes de dominarem completamente o Terceiro Poder.  

 

EMBORA NEM TODOS MEREÇAM ELOGIOS!

 4* Este reconhecimento não deve ser tomado como “elogios”. Pessoas probas, por si mesmas, veem seu correto comportamento perante seus semelhantes, como mera obrigação! No entanto, o candidato que foi eleito, em 2018 não conseguiria, nem mesmo ser eleito, mesmo se eleito, não conseguiria fazer nada, sem a contribuição da Justiça que permaneceu Justiça! íntegra, impoluta, indivisa, real, e verdadeira! Por isso essa lembrança! Tem nomes na Justiça que estarão para sempre no coração dos brasileiros como heróis! Eles arriscaram suas vidas em benefício da lei, da ordem e da integridade da Pátria. O reconhecimento do valor das ações, obviamente só advém depois dos resultados!  Quem no Terceiro Poder, se contaminou pelo instinto de propriedade do “sapiens”, no futuro será defenestrado, espero que não seja pela janela do último andar…

 

AINDA COM RELAÇÃO AO PROBLEMA

     5* O problema do Brasil de hoje, se resume no fato de que uma chusma, ou melhor dizendo, uma “corja” de políticos brasileiros em que uma grande parcela do povo brasileiro confiou! Tentaram, e alguns conseguiram enriquecer depredando o erário com a desculpa de entronizar e perpetuar no poder o partido ao qual eles pertencem, quando na realidade o que eles pretendiam era se entronizar e se perpetuar como participantes da elite capitalista da Nação! E não de entronizar e perpetuar o partido no poder! Como se tal coisa fosse factível e possível de se fazer numa democracia! A história, e a própria estrutura da democracia nos diz que não! Que esta eternização não é possível, pela própria efemeridade da vida dos “sapiens”, portanto, não existe governo eterno, e pelo irrevogável princípio natural de que o poder emana do povo! Senão, não se criaria o (Pão e Circo), que nada mais é que o freio do poder do povo. Na história dos povos, o melhor exemplo da efemeridade do poder dos governantes e do poder do povo, nos é dado pela história do antigo Império egípcio! Num período de 5370 anos Foram XXXI dinastias com 353 Faraós, e nenhuma dinastia se perpetuou, nem suas crenças eles conseguiram perpetuar! Próximo ao fim do antigo Império, (80 aC.), o Faraó Ptolomeu XIV mandou assassinar sua esposa Berenice III, então o povo egípcio provando que o poder emana do povo, o assassinou. Estes, (mal iluminados e nanicos), pensadores da esquerda do Brasil, até hoje não sabem ou não desconfiaram ainda, que: Nas ditaduras totalitárias sempre existiu e existirá uma “coisa” chamada de “expurgo”. Qual seria o motivo da existência dos vários expurgos na URSS de Lenin e Stalin, e na China do Timoneiro Mao! Parece que se esqueceram ou nunca ouviram falar no famoso paredão cubano. Expurgo e paredão! São autófagos, comem principalmente os membros ladrões do Estado e do Partido. Sejam eles da esquerda ou da direita.

 

JÁ SEM O PROBLEMA 

     6* Numa visão abrangente e mais profunda de nossa existência, o problema todo resume-se no tempo, e no baixo grau atual de evolução da sociedade dos enchedores de latrinas, chamados de “sapiens”, e ainda em início de desenvolvimento. Realmente ainda somos selvagens! Imagine quando já estivermos visitando as estrelas, daqui a dez mil anos, se nós estaremos preocupados com comércio entre nações! Ou ainda teremos questiúnculas sobre fronteiras! Os problemas a resolver serão sobre: De que maneira ajudaremos uma sociedade ainda não desenvolvida no planeta X da estrela Y. Com toda certeza já teremos abandonado a “estreiteza de espírito de hoje”! 

  

O COMPORTAMENTO DO HOMEM INFERIOR

       7* Nos relacionamentos dos homens com o “dinheiro”, existem instintos que permanecem como leis irrevogáveis, como “causa pétrea”, principalmente nos homens inferiores, a inferioridade e a superioridade é inata nos humanos. Nos inferiores, o que sempre prevalecerá no comportamento será: (A “ganância” e a ausência absoluta de “bom senso”)! O que os desorientam, e os levam às prisões. Para sorte da sociedade humana no planeta, nem todos se conspurcam! Uma boa parte são pessoas com o comportamento de cidadãos a merecer confiança.  Mas, a grande maioria dos que estão no poder ou ao lado dele, pela falta de senso e o excesso de ganância, e de tato até mesmo no linguajar! Onde baixam o nível, e se comportam como intocáveis com relação às pessoas que os criticam, estes, são consumados ladrões, pois, agem com relação ao dinheiro do Estado, como personagens dos filmes da “Mafia”, da “Cosa Nostra”, dos anos 30. Sem querer ofender a “Mafia” e a “Cosa Nostra”. Há políticos de variados calibres, matizes e par tidos, estes quando membros dos par tidos tornaram-se apoiadores do par tido do governo, unicamente com a deliberada finalidade do enriquecimento ilícito! temos que observar que grande parte são, como dizem eles mesmos, oriundos de partidos nanicos, esta alcunha nem sempre representa o potencial numérico de afiliados do partido, mas sim, sua qualidade moral mesmo! (Óbvio, que há as exceções), mesmo porque, dificilmente um partido político nasce grande em número de filiados! Dessa união com o par tido do governo, os afiliados nanicos, no início, ávidos por expressão política, mas, no fim o que resultou foi um grande número de políticos envolvidos com a Lava Jato. Uma grande parte, protegidos, “no momento” pela imunidade parlamentar! Uma excrescência da justiça e da política brasileira. Uma parte não tão significativa dos guardiões da justiça, se imiscuiu na roubalheira, houve membros da justiça do país destituídos do cargo, julgados e sentenciados. Outros foram simplesmente aposentados. Alguns se tornaram famosos! Temos sempre, que ao tratarmos de um grande número de humanos, recordar que o comportamento humano é ambíguo e facilmente disfarçável! Em casos isolados e fácil de se notar essa ambiguidade! Deduz-se disto, que o humano continua com baixo índice de desenvolvimento moral e espiritual. Embora a maioria faça discursos afinados com o bom comportamento, como se bons cidadãos o fossem, seus discursos não representam seus comportamentos com relação a “res” pública! São lobos disfarçados de ovelhas! Na realidade são bandidos incursos no “171” e mais inúmeros artigos do código penal, eles são na realidade bandidos engravatados, trajados como se fossem cidadãos decentes. Homens inferiores…

 

A CAMARILHA

     8* Uma pessoa que se junta a um grupo para desviar verbas de creches e da merenda escolar, mereceria por ventura uma placa numa esquina ou um busto numa praça? Ou simplesmente mereceria tirar um retrato segurando uma placa com um número, de costa para uma parede cheia de emblemas de uma delegacia? Pois, a maioria deles ganham a placa na esquina e o busto na praça de sua cidadezinha do interior! O problema não conta somente com o envolvimento do “picareta”! Mas sim, com um conluio de participantes, que terminam ficando impunes, e que servem de laranjas, o que estimula a formação de mais políticos dessa estirpe e calibre. As investigações policiais, principalmente as da Policia Federal, vieram confirmar a suspeita de que se tratava de desvio de verbas, de roubo mesmo, e nada mais! Era simplesmente um caso de roubo qualificado. Isso ocorre até hoje, 12/11/2018 no Brasil todo, a imprensa “não partícipe”, e a partícipe a todo momento está noticiando novos casos descobertos. Eu disse imprensa partícipe, por que ninguém é bobo para acreditar que estes ladrões do erário não tiveram apoio de uma parte da imprensa, que por sua vez, também são “sapiens” com o famoso instinto de posse e de propriedade. No futuro teremos notícias sobre este assunto tão inteligentemente mantido camuflado!

 

AS REVOLUÇÕES TOTALITÁRIAS

     9* No resto do planeta, onde houve uma revolução de esquerda ou de direita, grassou o “roubo”! Disso deduz-se que aqui trata-se do grau evolutivo moral alcançado pela subespécie “homo sapiens sapiens” no tempo atual, e não problema de ideologia, desde quando há roubos na esquerda e na direita! É um problema da espécie humana! A luta da aquisição de uma moral ilibada com a luta da ganância oriunda do instinto de propriedade, herdado do seu ancestral hominídeo o “homo erectus”, isto, desde há 2 milhões de anos. Sendo um defeito natural no homem! Portanto, não se trata de casos locais e pontuais de uma ideologia! Nas duas ideologias há descaminhos, e roubos.  Ou as revoluções são articuladas exatamente para este fim? Que nenhum povo está livre dessas mazelas e vergonhas, no íntimo todos sabem ou desconfiam disso, tudo indica que sim. Prova inequívoca de que no “sapiens” atual o velho instinto traiçoeiro de posse está mais ativo que nunca! Isto ocorre nas mais avançadas e ricas sociedades tecnológicas do planeta e nas mais pobres e menos evoluídas tecnologicamente. Portanto, o problema é de evolução moral do “homo sapiens sapiens”, e não desta ou daquela sociedade ou Nação! De vez em quando vemos a notícia! Tal ministro de tal País foi preso, ou cometeu suicídio! Ou de tal país cometeu haraquiri! O problema é que o desenvolvimento moral do homem se processa lentamente e a tecnologia rapidamente. Isto ocorre uniformemente em toda sociedade humana, por mais que se o eduque! Ele se comporta como um humano instintivo, predador e “territorialista” que sempre foi, é, e sempre será! Existem políticos encarcerados em todos os países do mundo, e de todas as ideologias. Observem bem, que o que estamos fazendo aqui não é um julgamento ou uma justificativa, mas sim, uma constatação! Para assim, podermos melhor entender e aquilatar o problema brasileiro. Este processo de ataque aos cofres públicos e às fortunas dos inimigos das revoluções como no caso da família Imperial russa espoliada, qual o motivo da sua completa extinção por assassinato puro e simples? Só restou uma pessoa da família Romanov! Ou isto seria uma lenda? A família Romanov ocupava o trono russo desde 1613, devia ser riquíssima e era!  E que falar do que aconteceu com as milhares de famílias da nobreza russa que era a elite dos produtores/proprietários rurais e muito ricas, para onde foram estas riquezas? foram todos assassinados e roubados! Na China, em 1949 ocorreu a mesma coisa com a elite rica, e com os proprietários e produtores rurais. Será que estes horrores registrados pela história dos povos em todas as épocas seriam motivados pela ganância fruto do instinto de propriedade inato nos “sapiens”! Racionalmente, só posso crer nisso! A história registra casos de tomadas do poder pela força, desde os tempos mais remotos!  Estes assaltos à “riqueza” ocorrem com maior potência e número, no caso da implantação de governos totalitários! Onde os opositores são mortos ou levados para locais onde se tornasse e fosse inútil reclamar, tipo gulags e outras, imundícies desta espécie. O que o Alexander Issaiévich Soljenitsin relatou, em Arquipélago Gulag:1973 – é o puro horror! O que ocorria nestes campos de concentração e de extermínio, são os piores horrores do regime soviético. Isto é história! 

 

AS SIMBOLOGIAS

     10* Sobre o que ocorre nas revoluções! Dizem as boas línguas, porque as más se calam nessas horas!  Que foram imensas fortunas tomadas dos mortos enquanto vivos, ou dos vivos quando já mortos, e apelidados de dissidentes! Puro eufemismo!  O certo era “depenados” como a galinha de Stalin. Sabe! Esta galinha devia ser mais famosa que o galo de Platão! Devia ser o símbolo da esquerda. Pois o galo no caso e naquele momento, Platão se referia a um discípulo ali presente! E a galinha naquele momento, para Stalin representava todo um povo, que ele pretendia depenar e subjugar.  Nos casos referentes aos cofres do estado, ao longo da história, em que rasparam o fundo do tacho, (lembrei-me da história do Brasil), foi muito dinheiro desviado dos cofres em todas as diversas revoluções e nos governos implantados pela força pelo mundo a fora! Em 1945 o inglês George Orwell escreveu “A Revolução dos Bichos”, sátira a todas as revoluções dos homens, com foco na revolução bolchevique de 1917. Nietzsche dizia que o poder emburrece, com absoluta razão. Os registros dos arquivos soviéticos nos dizem que em 1937/1938 foram presas na URSS 1.548.366 (um milhão quinhentas e quarenta e oito mil e trezentas e sessentas e seis) pessoas. Todas elas, membros do governo soviético, destas, 681.692 (seiscentas e oitenta e um mil e seiscentas e noventa e duas) foram executadas, as execuções não deviam ser unicamente por discordância ideológica, o que seria um absurdo, era o Estado Soviético fazendo a recuperação das fortunas escamoteadas da antiga nobreza russa e do antigo “Estado Russo”. Na URSS demorou vinte anos para acontecer o grande expurgo! Sabe-se que houve pequenos expurgos nesse intervalo. Aqui no Brasil mesmo antes de acontecer a revolução pretendida pelo gramscismo, o tiro foi dado no pé! E começou a recuperação dos dinheiros roubados, embora não fosse feito por um expurgo, mas sim, pela ação da justiça no próprio governo da esquerda, pela Lava Jato. É o caso típico do forte poder da ganância, vencer de roldão, o fraco poder da lógica! Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:  A palavra dita, a flecha atirada e a oportunidade perdida. Um conhecidíssimo provérbio chinês. Olhe esta pérola que achei por aí! Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas…  

 

O INSTINTO É APRESSADO

     11* Aqui no Brasil a famosa “burrice” fez os políticos se apressarem, não esperaram uma mudança de regime! Os políticos (burros ou sabidos, conforme o gosto), que praticaram tais desvios, não esperaram uma mudança do regime político, partiram para o desvio puro, simples e imediato das verbas do erário através das maiores empresas estatais, de grandes bancos estatais, e de grandes construtoras do país! O escândalo é o maior, e mais volumoso em dinheiro roubado de uma Nação, ou de um “povo”, ocorrido na história da sociedade humana! O velho instinto de propriedade ainda residente nos “sapiens”, vindo lá do “homo erectus” de 2 milhões de anos atrás os traiu! (Adiante trato desse instinto traidor!) Então, simultaneamente, todos partiram para o saque, para o enriquecimento ilícito! No mundo, nunca houve antes nada assim, nem tão pouco no Brasil. Também nunca houve tantos políticos ladrões na cadeia! Parece que perderam o bom senso, e o juízo! Com o sistema judiciário ainda vivo e ativo! Eles partiram simplesmente para o saque generalizado! (Era o “instinto primitivo de posse” do “sapiens“, em pleno furor, vigor e funcionamento). Aí, é que digo que foram traídos pelo instinto de posse e de propriedade do “sapiens” atual! Aquele mesmo “que por outro lado”, não permite os regimes socialistas/comunistas progredirem e permanecerem por muito tempo no planeta. O problema é que o instinto de propriedade do “sapiens”, não possui ideologia política, ou tão pouco possui Pátria! Ele age em todas as direções, locais e povos, são como os ventos na Terra, não tem Pátria nem respeitam fronteiras! Não há como escapar dele, o instinto! Aprendam isso de uma vez por todas, não há como escapar do instinto! O instinto é como o vento, podemos tirar proveito dele, mas, só isso! Não podemos modifica-lo, e nem pensar em fazer uma lavagem cerebral nele! Sendo indelével, não se pode apagar, é instinto, e ponto! Está fora do alcance até da psicologia! Pois, ele reside confortavelmente no nosso cérebro límbico, no cérebro zoo, não estando no id, no ego ou no super ego, ou na personalidade, ele mora nas profundezas do “homo animalis” sendo infenso às artimanhas da psicologia e mesmo da psiquiatria. Instinto é instinto, só isso e nada mais. Portanto o comunismo se ferrou! A disputa pela posse de bens é inerente ao homem! Dai, vem o maldito sucesso do capitalismo. E não me venham dizer que estou misturando alhos com bugalhos, não existe disputa entre os regimes democráticos e socialistas, a luta que ocorre ferrenha e sem disfarces, ou outras conotações, ocorre entre o capitalismo e o comunismo na área econômica. Os burros continuam com a luta, os povos com dirigentes inteligentes simplesmente se mudaram, como disse, de mala e cuia para o regime econômico bem sucedido do capitalismo. Se os políticos e teóricos do comunismo no Brasil defendem a distribuição da riqueza entre os cidadãos, porque roubam tanto para si próprios e para suas famílias? A resposta é simples! É porque não se lembram dos expurgos?

 

A ROUBALHEIRA

     12* Bom! A “coisa”, agora a “coisa” já é outra “coisa”, agora é a roubalheira, que tornou-se uma “coisa” sem controle, virou moda, e se espalhou por todos os rincões da amada “Pátria Brasillis”. Existe, é claro, as exceções! Ainda existe políticos e partidos políticos honestos! No interior do país, de simples vereadores a prefeitos, pelo exemplo dado nas altas esferas do poder, se enveredaram pelo caminho mais largo! Todo o partido do governo, e os partidos seus aliados, simplesmente, começaram a roubar vorazmente, vereadores e prefeitos das capitais, deputados estaduais, deputados federais de todos os Estados, governadores, senadores, até um presidente está na cadeia por falcatrua, desvio de conduta e por roubo. Observaram que não utilizei maiúsculas nos títulos, não há necessidade. Ninguém está se lixando para nada disso! De maiúsculas ou minúsculas. Só se preocupam com a Lava Jato. (Foi dito sociedade humana! Será! Que existe outra sociedade? Existe sim! A dos tolos que não consideram a ação inexorável do tempo).

  

ME ATRAPALHEI,

E AQUI O PROLEGÔMENOS VEIO DEPOIS.

     13* Prolegômenos à um “heurístico e singelo estudo”, sobre o aspecto (sócio/político/econômico), do comportamento da sociedade de seres estultos, mas, que se acham possuidores de toda “sapientia” do mundo, com relação ao modo e a escolha do modelo da política e da economia em que deva viver a sociedade humana, que nesses tempos de início de século habita o planeta. A Europa viveu, pode-se dizer! “Sofreu” o século XX, como o século dos horrores! Agora uns idiotas que não sabem ler a história dos povos, mesmo a história mais recente! Tentam fazer do século XXI o século dos horrores da América Latina! Quanta burrice! A mais numerosa sociedade do planeta, com 1,6 bilhões de pessoas, está desde 1976 a planejar e a abandonar paulatinamente o socialismo/comunismo e se mudando de mala e cuia para o capitalismo, e eles, os tolos são incapazes de ver isso. O Soviete Supremo da URSS fez a mesma coisa em 26 de dezembro de 1991 foi promulgado pelo Soviete Supremo a resolução de número 142H. Desfazendo a URSS e criando o novo Estado da Rússia, E iniciando a adotar a economia de mercado! Portanto o capitalismo. O que os supostos teóricos do “esquerdismo” latino-americano querem? Só pode ser o que os políticos brasileiros procuravam com excessiva avidez! Uma “coisa” inventada depois que os nômades “sapiens sapiens” assentaram a bunda nas terras do Crescente Fértil, no Oriente Próximo, isto há uns dez ou onze mil anos, e que a “coisa” só viria a ser inventada depois que descobriram que o escambo não atendia mais as suas crescentes necessidades comerciais! E que os “sapiens sapiens” do século XXI chamam de “dinheiro”, que “coisa” terrível é esta “coisa” chamada “dinheiro”. Ela destrói a carreira política a as vezes a vida dos “sapiens” e tira o sossego de seus descendentes, que embora tornem-se ricos, passam a ser pobres de paz de espírito. Que legado estes políticos tolos deixaram para seus inocentes descendentes, aqui, refiro-me às crianças, e aos ainda adolescentes! Como estes políticos ainda conseguem dormir? O instinto de propriedade que é um “traidor”, e que mora no cérebro límbico os “traiu”! Nietzsche quando disse que o “poder emburrece”, só analisou o efeito, desprezando a causa.

 

ADQUIRINDO O INSTINTO PRIMITIVO

     14* Este ensaio já nasceu predestinado “ad hoc”, como sendo uma revelação “já revelada”, pela imprensa mundial aos quatro ventos, por não querer citar mais direções “ventantes” existentes no mundo”, como se faz a destruição da economia de uma Nação pela prática danosa e errada de um princípio político-ideológico, que simplesmente não funciona. Por ir de encontro ao que existe no mais íntimo do “Ser”, estando alojado no seu cérebro límbico, ou cérebro zoo, tornando-se inalcançável pela ciência freudiana chamada de psicologia! O que permaneceu dessa área do cérebro foi o que restou do instinto primitivo animal, conhecido como (sentimento territorial) do “homo erectus” que há 300 mil anos tornou-se o hominídeo predecessor do “homo sapiens”! Este instinto de território no homem moderno se perpetuou como o sentimento de propriedade, com origem no hominídeo seu último ancestral. O constructo da (área/espaço/sobrevivência) perdeu a relevância e o sentido quando o “sapiens” tornou-se sedentário. E abandonou a caça e a coleta! Mas, o homem sedentário não perdeu seu natural instinto de territorialidade, este passou a ser expresso como o sentimento de propriedade, com o desenvolvimento das lavouras primevas, quando as propriedades tornaram-se produtivas e um meio de sustento seu, e de suas famílias! Este sentimento de propriedade se fortaleceu e se arraigou com o passar dos milênios, e permaneceu no “homo sapiens sapiens” moderno, este sentimento de propriedade só desaparecerá num futuro algo muito distante, mesmo quando o capitalismo chegar ao fim, o que não demorará muito, ele ainda estará presente! Este assunto “Fim do Capitalismo” é tratado aqui no blog, nos ensaios: “OS SETE SELOS DA ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR” e no ensaio “O FIM DO CAPITALISMO JÁ COMEÇOU”. Embora ele, o instinto de propriedade já venha de milhões de anos atrás, vemos isso nos hábitos de nossos ancestrais, mesmo no “homo erectus”, sendo este o nosso mais antigo ancestral hominídeo, ele já estava presente e ativo, num tosco mas, eficiente machado achelense, isto, há uns dois milhões de anos, atrás, porque aquele tosco machado representava por vezes, a sua sobrevivência, e a do seu grupo, não posso dizer família, pois isso não existia ainda naquela época. Aquela tosca ferramenta possuía um valor para um nosso avô “homo erectus”, que nem podemos imaginar! Julgo eu, com toda minha burrice que daí, nasceu o instinto de propriedade do homem moderno. Que levou tantos políticos famosos para a prisão! E também, a não poderem embarcar num avião de carreira, ou mesmo saborear seu prato preferido num restaurante qualquer, sem levar uma grande vaia.

 

MARX E ENGELS

  15* A propriedade como “direito”, é “coisa” inexistente na pregação do socialismo/comunismo moderno. Senão não faz sentido o nome comunismo! Ninguém se dá conta que o termo “comuna” foi cunhado antes da publicação de “Das Kapital” em 1868 por Karl Marx e por Friedrich Engels, e mesmo antes do “Das Kommunistische Manifest” de 1848. Engels veio para a Inglaterra ainda jovem, se interessando pelo estado de penúria dos operários da fábrica de linhas de sua família. Muito inteligente, conheceu Marx, em 1845 em Paris, daí, para chegar ao Manifesto de 1848, foi um pulo, a crise agrícola de 1845/46 foi o estopim para a chamada, revolução do povo de 1848, dai, o Manifesto de Engels e Marx. Nessa época o feudalismo na Europa ruralista, ainda era o modelo de economia vigente.  Onde prevalecia a propriedade privada. O modelo de industrialização era cruel e desumano, como Engels pode constatar em sua fábrica de linhas! Mesmo insipiente em relação a produção rural na Europa, as máquinas a vapor eram muito deficientes e pesadas para uma fácil disseminação, por toda a Europa, a indústria existente também era capitalista e se fundamentava na “propriedade” do crescente parque industrial europeu, (trabalhava-se 16 horas por dia, inclusive crianças, sem nenhuma assistência social!) Era contra a ação deste sistema desumano que os dois pensadores debatiam e se posicionavam, naturalmente contra. A revolução dos povos de 1848 era somente o início! E ali não se pretendia a queda do direito de propriedade. No comunismo bolchevique pós 1917 sim!  Por isso não há direito à propriedade no esquerdismo d’agora, aí, eu pergunto aos políticos brasileiros de esquerda que afundaram o nosso país com sua ganância por dinheiro! Vocês não perceberam que afundariam o país e vocês juntos com ele? Ainda sobre a inteligência desses dois pensadores! A respeito de Marx e Engels, há uns tempos atrás, juntamente com o Dr. Elquisson Soares fiz uma visita ao meu amigo, parente, e eminente Professor Ubirajara Brito, oportunidade em que ele, com o Capital de Marx na mão me pediu para que lesse um texto daquela específica página, e o comentasse! Ali naquele texto de 1868 estava estampada a inteligência dos grandes pensadores que foram Karl Marx e Friedrich Engels. No texto em questão estava a previsão de que a economia do planeta seria uma economia global no futuro, isto vinha provar o que todos sabem, Marx e Engels eram extremamente inteligentes. Eu li o Capital, quando ainda jovem, e como um empréstimo, o Manifesto Comunista, eu o li depois, também por empréstimo, não sei porque não me tornei um comunista, talvez devido a minha mente irrequieta e perquiridora, mas, passei a respeitar a inteligência de Marx, principalmente a de Friedrich Engels. Alguns amigos, sem muita cultura, me viam responder questões sobre o marxismo com naturalidade, achavam que eu era comunista. Quando eu apresentava as razões por que não o fosse! Eles não entendiam, porque eu me interessava por uma coisa tão complicada. Eu dizia C’est la vie! Quando nos recordamos de fatos do nosso passado distante, vemos o quanto a vida é fugaz! Aí, eu me pergunto! Porque estragamos nossas existências atrás de “coisas” que não vamos usar, devido a efemeridade dessa mesma existência? Muito menos vamos poder levar! Então dentro do mais profundo do meu eu, me vem uma tristeza infinita, por demoramos tanto para evoluirmos como seres realmente humanos! Porque é assim! E as lágrimas me vem aos olhos…

 

FORTUNAS MALDITAS

     16* Mesmo se vocês de esquerda vencessem! O que fariam com tais fortunas? Os expurgos os pegariam, ou pegariam seus descendentes, inescapavelmente eles seriam pegos pelos expurgos que naturalmente adviriam! Em regimes revolucionários a luta pelo poder interno é sempre ferrenha! Os exemplos nos vem da URSS (1917-1991), e da China Popular de Mao 1949 a 1976. Na China sempre houve e haverá expurgos! Ninguém escapa com dinheiro desviado do Estado. Ou como já perguntei, vocês acreditam que os expurgos não eram em busca das fortunas desviadas, e que eram pura ideologia! Para aprimorar, ou para purificar as elites pensantes, mas, mandantes, quanto a ideologia?  Eu não acredito que vocês pensem assim, e acreditem nisso. Na história dos regimes de esquerda no mundo, há expurgos, expurgos, e mais expurgos” sabem por que tantos? Simples assim, pegam no primeiro expurgo, os primeiros pegam executores da revolução que praticaram os desvios “os pais”, no segundo os seus herdeiros “os filhos” e os terceiros expurgos pegam “os netos”. Quando um expurgo não é eficiente o repetem, ninguém dentro do regime e sob o tacão dos quartéis fica com o dinheiro nos regimes de esquerda. Noutros países instituíram os paredões, os primeiros nas ruas, públicos! Os seguintes dentro dos quartéis! Ninguém se livra dos paredões! O problema é o tempo! Somente o tempo, dentro do tempo, constrói o tempo! Há tempo de plantar, e há tempo de colher, e tempo de ir para o inferno, a maioria não são dignos do inferno e vão para as prisões! Nos regimes de esquerda nunca vão para os céus, pois não acreditam neles! Os que fazem as revoluções de esquerda, perdem o poder por envelhecimento ou por outros motivos, então as novas forças no comando exigem a prestação de contas. Disto advém os expurgos e os paredões. Estes expurgos, representam um dos vários motivos do fracasso do esquerdismo na sociedade humana. Eles se autodestroem! Os povos com governos mais capazes e inteligentes adotaram o modelo mais bem sucedido ao longo da história recente dos povos! que é o maldito capitalismo! Será que China e Rússia são dirigidas por bobos?  Vocês acreditam nisso? (Les imbéciles des politiciens d’Amérique latine)? Não sei como os recebem por lá!

Vejam: https://www.leiriaeconomica.com/opinioes/russia-a-transicao-para-o-capitalismo/

A China dispensa tais buscas, ela faz questão de dizer e mostrar que é capitalista, e não poderia negar, os papéis de suas bolsas de valores, são negociados no mundo todo! Aqui nomino o capitalismo de maldito, pois é o que é! O capitalismo está destruindo o planeta e parece que ninguém se dá conta, ou se importa! Burrice inominável. Eu falo de cátedra, pois, já apresentei alternativas racionais e lógicas.

 

O SENTIMENTO INATO DE PROPRIEDADE

     17* Isto pode ser observado nas crianças de todos os povos do planeta, tome a chupeta de uma criança em tenra idade! Ou um brinquedo de um menino! Observem a reação! O homem é um “Ser” proprietário! E não há como demovê-lo desse sentimento, ele é inato nos seres humanos! Tornando-se muito pronunciado quando da formação dos jovens! Nessa idade, em que se forma a personalidade no “sapiens”, forma-se o sentimento de propriedade. Isto, quando ainda não se formou completamente “suas personalidades”. A abordagem do eminente professor Raffestin (1993), refere-se ao espaço/território como nação, que é uma, “coisa” de não propriedade efetiva imediata, é não sua! Não de sua propriedade cartorial, onde o “sujeito” não pode dispor dessa propriedade, embora seja sua, de sua Nação. Aqui, eu trato do bem, disponível, negociável, o que é bem diferente.

 

QUANDO O “SAPIENS” ADQUIRIU O INSTINTO DO ÓDIO?

     18* Estou somente a lembrar! Que aqui será exposto aquilo que o mundo todo já sabe, conhece e reconhece, que é o absurdo do processo ou o “meio” utilizado para se atingir um resultado ou um “fim”! Embora no fim, este fim, seja completamente destruído! É a mesma coisa da estratégia da guerra da terra arrasada! O que tentaram impor ao povo brasileiro foi recomendado por mentes doentias, orientadas e fundamentadas no “ódio” causadas por condições anormais, temporárias ou não, do seu estado de liberdade. (Tudo isso por culpa da lenta evolução do “sapiens”). Em tempo algum no planeta, nenhum teórico do socialismo/comunismo previu a problemática causada pelo grau evolutivo alcançado atualmente pelo “sapiens”. Um fato Interessante, mas de muita relevância é o problema estar exatamente no centro do processo político de esquerda, como poderia estar também no centro do processo político de direita. Quem recebe no momento o neologismo “socioeulismo” é a política de esquerda, mas, poderia ser o processo político de direita.  Como já foi dito noutro ensaio: Tudo, tudo mesmo, que fizer referência ao “tempo” do início da aquisição da inteligência e ao paulatino abandono do instinto pelo futuro “homo sapiens” há 300 mil anos atrás, aqui será debitado a esse “tempo”, e o será na área da ficção, ou no máximo na área da “inventiva” do “sapiens” atual. Não há como se estabelecer o “tempo” que ocorreu este evento, por ter sido um processo lento e extremamente abstrato, e difícil de se obter informações mesmo que duvidosas a respeito. Informações seguras são praticamente impossíveis! É por isso, que tudo que se disser a respeito virá da área da suposição e da dedução! Quanto mais se busca tal data, mais se alarga o “tempo” de sua provável ocorrência e reconhece-se a impossibilidade de estabelecer tal data com absoluta precisão. A abordagem da aquisição do instinto de propriedade, feita atrás, está estribada na existência do machado achelense, por ser o mais antigo artefato da engenharia do próprio “homo erectus”. Seria a posse do que é seu, seu por de sua construção, seu primeiro ato de engenharia naquela data, se conhecêssemos tal data! Seria o dia do engenheiro. Um dia num passado muito remoto, explodiu o poder inventivo num nosso antepassado! O dom de engenhar as coisas.

 

A POTÊNCIA DO INSTINTO

     19* O homem independentemente de sua aquisição do raciocínio, sempre possuiu o sentimento de territorialidade e de propriedade, portanto, há muito mais tempo que meros 300 mil anos! Assim, não é possível em curto espaço de tempo o “Ser” humano abandonar este instinto, pode-se dizer instantaneamente! Isto é algo que perdurará muito tempo, por ser do seu instinto primitivo, está no seu cérebro límbico, ou seu “cérebro zoo” como gosto de chama-lo. Como este sentimento está em todos os “sapiens”! As políticas sócio/econômicas que lhes proíbam de serem proprietários nunca vão dar certo no planeta Terra. Só se trocarem a sociedade que compõe a subespécie “homo sapiens sapiens” por outros tipos de seres! Ou o animal primitivo que se transformou no “sapiens” possuía o sentimento de propriedade ou (de posse), ou desaparecia como espécie! Isto depois de adquirir com o raciocínio o reconhecimento do próprio “eu” adquirindo personalidade! Mas, uma personalidade proprietária. Tome a chupeta de um neném de dois meses e veja a reação! Os “sapiens” Quando reconheceram o “eu”!  Se vendo diferenciados de seus semelhantes, individualizaram-se, e tornaram-se proprietários de alguma coisa, no princípio do espaço, depois de algumas “bugingangas” materiais, que conseguiam juntar! Isto observamos até mesmo nos primatas mais evoluídos. Os estudiosos da área podem até não concordar com estes arrazoados, eles só não possuem material para provar o contrário! Tome a banana de um gorila, num zoológico, não me refiro a um filhote, com massa corporal inferior a tua! Nos animais o que importa e representa perigo é a massa corporal ou a altura, Se o fizerdes, saia imediatamente do alcance dele. Todos os animais possuem o instinto de propriedade, inclusive, e principalmente o animal homem!

 

PALAVRAS NÃO MUDAM AS EVIDÊNCIAS

     20* Na esquerda e na direita, existe um crescente número de jornalista, escritores, filósofos e “pensadores”, não sei de plantão fazem parte, como dizem, tentando explicar o porquê do crescente e constante desacerto dos governos de esquerda no planeta. O motivo do insucesso da ideologia de esquerda! É extremamente simples. A explicação é tão simples e idiota que não vão acreditar! O cérebro humano não funciona da maneira que a maioria pensa que ele deva funcionar! Eu por exemplo, não sou nenhum expert em comportamento humano, também não sou um idiota nessa área! Mas, já pratiquei minhas idiotias, o problema advém de duas condicionantes, que são: Nossa liberdade de escolha, e dessa nossa inconsequente facilidade para praticar o autoconvencimento. Há uns 54 anos atrás eu estava convencido que existia instituições, tipo escolas, aulas disciplinares, cadernos apropriados e material didático, para fazer a famosa lavagem cerebral, descobri que não existe nada disso! Mas, a lavagem cerebral existe sim! Só que ela é feita pelo cérebro do próprio indivíduo! Descobri isso analisando a mudança de comportamento de alguns amigos, num passado recente eu como exemplo de humano pratiquei a minha idiotia. Votei em 15 de novembro de 1986 num político dos olhos apertadinhos, que foi eleito, mas que abandonou o governo da minha terra, em troca de uma possível vice presidência, como bom humano que sou! Poderia ser de qualquer lado! Só nunca fui de esquerda devido ao fato da esquerda ser extremista, o extremismo nos leva a comportamentos pouco inteligentes, o extremismo da direita é pior que o da esquerda! Olhe a Klu Klux Klan com o exemplo! Assim nunca senti atrativo por nenhuma das duas idiotices, também nunca me vi em cima do muro do centro, procurem em todos meus escritos, quando necessário, critico ambas as partes. Não creio na “esmola” também não creio na “disputa”! A esmola destrói o homem. A disputa destrói o homem. Creio no amor, no desapego e na comiseração. A vida é efêmera, e nós somos partículas do nada. Pobre humanidade de tolos! 

 

                                   CONTINUA A BURRICE

     21* Como humano! Não aprendi, e tornei a praticar outra idiotice, votando no político que foi eleito em 2002, era o único candidato com propostas razoáveis em favor do povo humilde e contra a corrupção que desde muito tempo grassava no país, corroendo o erário impedindo o desenvolvimento, e a assistência tão necessitada pelos desfavorecidos da sorte e “espoliados” em seus direitos mínimos de cidadãos. Promessas vãs! Nunca mais votei na esquerda! Depois do mensalão explodir em suas mãos e em nossas caras! Saiu ileso, devido a corrupção e a politicagem na Câmara, no Senado e na Suprema Corte.

 

O DESESPERO LEVA A PRÁTICAS SUICIDAS

     22* Os políticos de esquerda, seus companheiros! Chegaram a exagerar recorrendo a uma (aparente solução), embora idiota, extremista e suicida, do raivoso Antônio Gramsci, enjaulado em 1926 por outro cão maluco que foi dependurado nas vigas de uma construção de um posto de gasolina na Vila de Dongo, nas terras “D’Itália”. Quem intentou maldosamente pôr essas ideias malucas em prática, recentemente foi uma chusma de políticos burros brasileiros, não analisaram quais seriam os resultados dessa maluquice! Não viram que as ideias do Gramsci podiam e vão destruí-los! E como dizem! O feitiço virar contra o feiticeiro, Vemos que foi o que ocorreu! A população entendeu o perigo e se levantou contra tais maluquices, a esquerda devia descobrir de quem foi a ideia e pendurá-lo de cabeça para baixo numa construção de um posto de gasolina! Isto ficaria como marco da desconstrução da esquerda brasileira, e adeus às ideias malucas do Gramsci na pátria brasileira. Ninguém, absolutamente ninguém, nunca nem pensou em aplicar o gramscismo em nenhum país! Quando os efeitos dessa política do ódio contidos nas ideias malucas gramscianas apresentar seus efeitos danosos, estes políticos serão caçados como cachorros doidos, tenham a idade que tiverem na época! Serão caçados pelos pais dos adolescentes vítimas dessa loucura! É só esperar para ver!

 

IDEIAS SÃO DIFERENTES DE MALUQUICES

     23* Ninguém nunca diz um doido “doido na acepção do termo”, teve uma ideia. Diz-se (num momento de lucidez um doido), “teve uma ideia”, senão a frase torna-se inconsistente. Fica estabelecido que cabeça de doido só produz doidices!  As ideias contidas no Capital de Karl Marx são brilhantes, mas, são errôneas, pois eles, Marx e Engels desconsideraram o instinto natural de sentimento de propriedade do “Ser’ humano! Mas, as ideias são inteligentes, lógicas carregadas de boas intenções, se vocês lerem as ideias de Antônio Gramsci vão vomitar, com toda certeza vão vomitar! É pura loucura, é ódio puro, imaginem o ódio extremo elevado ao infinito. E multipliquem-no novamente pelo infinito, foi o que o Gramsci conseguiu elaborar nos oito anos de cárcere, 1926-1934. Certas pessoas não suportam sofrer a solidão do cárcere e suas personalidades entram em colapso. Não encontro outra explicação para tal horror de pensamento! É a decadência total do “humanismo no geral”, como edificação da espécie! Nunca imaginei que pudesse existir tanta maldade e ódio reunidos no cérebro de um humano, ou será que devido a sua insanidade ele não conseguisse aquilatar o que estava propondo!!

 

A REVELAÇÃO

      24* Parece, parece nada! Com certeza, os filósofos políticos, ou como dizem hoje! Os cientistas políticos, estão sob a ação de uma poderosa força “desconhecida” que os impede de ver a realidade do que ocorre no planeta com relação a política de esquerda! Todos sabem que alguma “coisa”, de muito poder, muito mesmo! Tem impedido através destes últimos 100 (cem) anos o desenvolvimento dos regimes de esquerda existentes no planeta. Eu vou revelar o que descobri e aventei ser o motivo, e já faz muito tempo, na época, década de 50 ou 60, algo levou um escritor japonês a afirmar com muita ênfase a derrocada do regime de esquerda na poderosa URSS na época! Coisa que veio ocorrer em 26 de dezembro de 1991. Que na época da década de 60 ou depois um pouco, acendeu a luzinha dentro do meu cérebro, deu uma piscada! Não me recordo se cheguei a ver e ler o livro do japonês, creio que não o li! Ouvi somente os comentários sobre o livro. Após ouvir tais comentários, me interessei pelos problemas da esquerda, como já me incomodava com os da direita! Antes, eu como a maioria de meus amigos, desde a década de 50, que já tínhamos o hábito (para nos manter informados), de ouvir à noite as rádios em ondas curtas, a BBC de Londres, a Rádio de Havana, Rádio Voz da América dos EEUU, a Rádio de Moscou, etc. Era uma fonte, segura porque ouvíamos ambas as vozes! Eu ouvia tudo que se relacionasse a política mundial! Ali ouvia tudo que se referisse a URSS, tudo que se referisse aos EEUU, tudo que encontrava escrito a respeito da guerra fria, eu passava os olhos, na época alguns cientistas russos estavam em evidência na corrida espacial, foi quando tive acesso a notícia de que a URSS tinha disponibilizado até 5% da área de cada fazenda coletiva para as famílias enquanto fossem membros das colcoses, (kolkhozy, era o sistema de coletivização da agricultura na URSS, na época), isto, como incentivo à produção, quando o inesperado ocorreu! Estas áreas de 5% haviam em muitos casos, suplantado proporcionalmente, em produção a fazenda como um todo! Aí, a luzinha acendeu completamente! Era o instinto de propriedade do “sapiens” gerentes “famílias” das fazendas coletivas, em funcionamento. Na área sob seu domínio, as “famílias” cuidavam realmente da lavoura e dos animais, levantavam meia noite para cuidar do parto da “Gertrudes” a vaca leiteira, para pulverizar os pulgões, nas lavouras, e acordavam no meio da noite para ir ao campo e localizar as entradas das casas das formigas, e etc.. Ninguém trabalha satisfeito quando o resultado do seu trabalho passa para a posse de terceiros. Ninguém mesmo! Deste proceder humano é que surgiram no sistema industrial moderno, as metas! As famosas metas de produção para cada setor, é puro eufemismo, na realidade, (as metas são para cada operário). Obedecendo cálculos precisos, segundo estes cálculos das empresas, o “trabalhador”, deve produzir um mínimo! Que atinja um valor mínimo de “X” para cobrir os custos de: Matéria prima, energia, embalagens, entregas, custos trabalhistas, impostos:  o custo de depreciações de instalações, maquinários e veículos, e que produza um lucro final “X” para distribuir com os próprios funcionários, com os sócios majoritários e com os acionistas comuns! Simples como descascar bananas, assim, conseguiram vencer no capitalismo o instinto de posse e de propriedade dos trabalhadores! Lógico, nisso tudo está embutido o lucro para a expansão da empresa! Isto chama-se simplesmente de capitalismo científico! Sem estas medidas, ou metas, para se ver livre do sentimento do instinto de propriedade do “sapiens” o capitalismo entraria em derrocada como o socialismo/comunismo tem entrado sempre! Como disse! Simples como descascar bananas! E nada mais.

 

OS BRIOS FERIDOS

     25* Espero que estas singelas elucubrações não tenham ferido brios, de “pensadores” encastelados em suas bibliotecas, nem o brio dos chamados “cientistas políticos”, encastelados em seus diplomas de cientistas! Na época, que a luzinha acendeu! Creio, fins dos anos 50 e início dos 60, um amigo Caio Ferraz, “a uns dias forneci a ele o endereço do meu blog”, ele é filho do Mário Ferraz, na época o Caio tinha me emprestado a obra “A Grande Síntese” do Pietro Ubaldi, e assim, não dei a devida atenção ao acender da luzinha. Eu bem que poderia ter elaborado na época uma teoria mais completa sobre os dois sistemas. Ambos duas grandes porcarias. Ambos prejudiciais e impedidores da permanência da sociedade de “sapiens” no planeta Terra. Um desconsidera o homem como possuidor de instintos e desejos! O outro desconsidera o meio ambiente como possuidor de limites.  Eis uma verdade! Ambos os sistemas estão inexoravelmente condenados ao fracasso. Que o desenvolvimento se dane! Depois retorna-se ao desenvolvimento! O que importa! É a permanência da sociedade humana no planeta.

 

UMA ALTERNATIVA

     26* O que me motiva a não ser nem de direita nem de esquerda, é que isto, me dá a isenção necessária, para que não tendo preferência por nenhuma das ideologias existentes! Que são duas bosticas, possa, principalmente, agir e pensar livremente. O que me facilita detalhar a ordenação de uma minha antiga proposição, isto, com isenção, com lógica e com racionalidade! Para que essa nova ideologia não fira o homem e que ele viva harmonicamente com o meio ambiente. E principalmente que possa ser trocada e assimilada ao longo do tempo, pelas antigas ideologias, sem desentendimentos, esta ideologia que tenho no momento, requer uma catástrofe natural em escala global, algo improvável, difícil, e no mínimo demorado para acontecer! Assim trabalho com o plano B, mais fácil, mais simples, mas, requer energia gratuita e infinita, que os americanos desistiram de procurar! No espaço, e passaram a bola para os japoneses! Aguardo os resultados desses estudos.  No momento! Claro, que tudo é somente teoria.

 

     27* Tenho pensado profundamente numa outra alternativa. Tenho algumas ideias já esboçadas, assim que resolver umas pendências possuidoras de complexidades de difícil solução, onde o problema maior está no número de falantes, algo assustador! Tudo depende, e muito da biodiversidade, hoje em decadência”. Sem a biodiversidade, adeus humanidade. Assim que tornar essas ideias, mais definidas e viáveis, as tornarei públicas, mas, em forma sintética, num ensaio. Os fundamentos em forma de esboços primários, já os tornei públicos!

 

     28* Nunca se esqueçam de que fazer a correta leitura da vida, e portanto, da existência! É algo extremamente difícil, assim, dentro do possível! Perdoai os que fraquejaram no meio da caminhada. Nunca os perdoais de forma completa e geral, pois com certeza isto servirá como estímulo e incentivo à prática da inépcia e da burrice!

 

 

Edimilson Santos Silva Movér  

Camaçari, Bahia

09/11/2018 

77-99197 9768

 

Visitem meu humilde blog, onde há “burrices”

e “sabedorias”, coisa natural na existência dos

“sapiens”. Vos peço! Porque uma “inutilidade chamada de

 ser humano”, e que diz fazer parte da humanidade!

Humanidade esta, que destrói o planeta, me nominou

de burro, porque me preocupo com esta destruição.

Eu, sinceramente, julgo ser uma ofensa ao “Equus Asinus africanus” ser comparado comigo!

Amém!

 

Bastando clicar no endereço.

 

www.edimilsonmover.com

 

DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR

Edimilson Santos Silva Movér  

Camaçari, Bahia

11/11/2018 

77-99197 9768

Visitem o meu Blog nele encontrarás

100 ENSAIOS

50 poesias e algumas cartas

 

Copiem antes este endereço.

 

Basta clicar no mesmo

 

 

 

www.edimilsonmover.com