Artigo:Por que sim, com base no  livro Provérbios de Salomão. É RESPONSABILIDADE DOS PAIS moldá-los

 

 

Conforme a sociedade moderna vem descobrindo a cada dia, não há substituto para um lar sólido e estável, com pais ausentes , negligentes ou abusivos, os filhos  provavelmente não aprendem a lidar com o mundo de forma saudável. Por este motivo, Provérbios  ressalta a responsabilidade dos pais em instruir as crianças e ensina-lhes a sabedoria (Pv 4.3,4).

Por terem acumulado idade, dificuldades e  sofrimentos  são capazes  de oferecer experiências e ideias que vão ajudar a próxima geração a manter-se na trilha certa.

A intenção de Deus é de que pai e mãe participem da educação dos filhos. Os pais devem assumir a liderança como guias e orientadores, e as mães devem proporcionar  princípios dominantes com base na Palavra de Deus (Pv 1.8; 4.1; 6.20). Além disso , Provérbio 4.3,4 deixa implícito que os avós também têm a sua dose de responsabilidade na educação dos netos.

Dessa forma, a família deve instruir o menino no caminho em que deve andar (Pv 22.6). Esta é a dadiva do lar. A criança pode não apreciar por um momento os ensinos dados, mas os pais devem concedê-los de qualquer modo. Aliás, devem fazê-lo para o próprio bem.

Comentários nosso:

Nesse tempo hodierno em que muitos  jovens , por motivos diversos, enveredam-se para consumo de  drogas, até por curiosidade,  e arroubos da juventude,  mesmo as tidas como lícitas, os tornam viciados,  consequentemente encaminham-se para as  práticas maldosas  de  crimes diversos e  com violências.

É  necessário que os pais estejam atentos e os   advirtam  e os orientem, para apartarem-se dos caminhos perigosos, e ouvir os conselhos  dos pais. A religião cumpre o papel de desviar os jovens dos descaminhos ,  das violações das leis,  pelo  conhecimento e respeito aos ensinamentos  virtuosos  de Jesus Cristo. Quem pratica o bem – a sabedoria, vive tranquilo, quem pratica o mal,  vive transtornado,  tem a vida destruída.

Consultem O livro Provérbios de Salomão.

Postado por Antonio Novais Torres

[email protected]

Brumado, em agosto de 2023.