Cerimônia de beatificação de Irmã Dulce será transmitida ao vivo

beatificao_irma_dulce_2

Uma programação dedicada à Irmã Dulce (1914/1992) será apresentada pela TVE Bahia, neste domingo (22), para marcar o processo de beatificação da religiosa baiana. Às 15h30, estará no ar o especial ‘Irmã Dulce – A Santa da Bahia’, com 60 minutos de duração. E das 16h30 às 19h, a emissora transmite ao vivo toda a mobilização no Parque de Exposições, em Salvador, onde acontece a cerimônia de beatificação da freira, que se dedicou ao acolhimento da população de baixa renda ao longo de 60 anos.

A transmissão ao vivo, com seis câmeras, será ancorada pelo jornalista Robson do Val e terá participação de dois comentaristas convidados, o coordenador da Pastoral Universitária de Arquidiocese de Salvador, padre Carlos André, e o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), filósofo José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos.

Robson do Val é também o diretor de ‘Irmã Dulce – A Santa da Bahia’, documentário que mostra a trajetória da religiosa, o seu legado de caridade e milagres atribuídos pelos fiéis, além da crescente devoção à religiosa. O primeiro bloco mostra o início da vida monástica, em Sergipe, e os esforços para se manter ativa mesmo tendo saúde bastante debilitada, com apenas 30% da capacidade pulmonar.

O segundo bloco apresenta as Obras Sociais de Irmã Dulce, organização responsável pelo atendimento a mais de cinco milhões de pessoas por ano, e relembra a coragem da freira, que invadia imóveis desocupados e enfrentava autoridades para garantir acolhimento a mendigos.

No terceiro e último bloco os focos são a morte de Irmã Dulce, a comoção entre os baianos e os relatos de milagres que motivaram o processo de beatificação. O especial apresenta ainda entrevista com o historiador e museólogo Osvaldo Gouveia, responsável pela reunião de documentos e objetos que compõem o acervo do Memorial Irmã Dulce.