Comissão da Câmara deve aprovar nesta quarta-feira maior anistia da história a partidos políticos

O valor do indulto deve chegar a R$ 23 bilhões e retira qualquer sanção aplicada diante das irregularidades nas contas apresentadas pelas legendas

Comissão da Câmara deve aprovar nesta quarta-feira maior anistia da história a partidos políticos

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Conteúdo : Metro1

A Comissão Especial da Câmara deve aprovar, nesta quarta-feira (13), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que concede a maior anistia da história a partidos políticos. Nos últimos 30 anos, esse é o quarto perdão já aprovado pelo Congresso Nacional, no entanto, a PEC proposta desta vez é ainda mais ampla.

O valor do indulto deve chegar próximo a quantia de R$ 23 bilhões, já que a proposta prevê que não será aplicada qualquer sanção às irregularidades nas contas apresentadas até a data da promulgação da matéria. Ainda está previsto a anistia às legendas que não cumpriram com as cotas relacionadas às candidaturas de negros e mulheres.

Em abril, a matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a votação na Comissão Especial, o texto deverá ser levado ao plenário da Câmara dos Deputados, onde precisa angariar no mínimo 308 votos favoráveis para ser aprovada.