Conquistenses aprovam projeto PM no Pôr do Sol

Que o por do sol em Conquista é lindo todos já sabiam, mas que ele fica ainda mais bonito quando visto do alto do Cruzeiro era novidade pra muita gente. Mas nesse domingo, 27 de janeiro, moradores de diversos bairros de Vitória da Conquista puderam ter essa experiência na primeira edição projeto PM no Por do Sol, uma iniciativa da Policia Militar Estadual, com a parceria da Prefeitura Municipal. Milhares de pessoas subiram a um dos mais importantes cartões postais da cidade, o Cristo Crucificado de Mário Cravo, e puderam apreciar uma programação cultural diversificada que incluiu gastronomia, música e entretenimento na área ao redor do monumento. Reunidos à sombra do Cristo crucificado, a palavra mais ouvida no local era ‘gratidão’ que inclusive foi expressada espontaneamente pela multidão com um momento de aplauso ao por do sol.

O engenheiro Civil, Alexandre Cabral de Araújo, que esteve no monumento pela primeira vez, parabenizou a PM pela organização do evento. Ao lado da família, Alexandre, pode apreciar a vista da cidade e a programação pensada para agradar o público de todas as idades. “eu moro em Conquista desde criança e só tinha vindo aqui uma vez num evento da igreja porque viemos em comunidade. Nós tínhamos muita vontade de vir, mas temíamos muito pela questão da segurança”, declarou Ione Rocha, professora. “Nós sabemos que existe o Cristo e que ele é uma marca da Cidade e até consideramos um ponto turístico, o acesso não é fácil por se tratar de um lugar isolado, mas agora com o suporte da polícia, assegurando a segurança, a viabilidade de ocupar o espaço é maior. Esse é um espaço que todos podem vir com suas famílias e usufruir do lazer ao ar livre o que é muito importante”, acrescentou.

O mestre Acordeon que é morador da região aproveitou o evento para levar a família e os alunos da capoeira para apreciar o monumento que ele conhece desde a inauguração. “Eu estive aqui há mais de trinta anos, quando inaugurou o Cristo, eu vi esse importante monumento ser erguido e lamentava porque a comunidade não podia estar presente nesse lugar tão especial, mas hoje eu tenho a alegria de vir aqui trazendo meu filho de 33 anos, pessoas de mais de 50, crianças de 5 e todo mundo pode se alegrar junto”, declarou o professor de capoeira.

O Cel. Comandante da CPR Sudoeste, Ivanildo da Silva,  PM-BA ratificou que o objetivo do Evento é justamente garantir à comunidade o direito de usufruir de um bem público. “Esse projeto foi elaborado pelo Governo do Estado da Bahia para que, em diversos municípios, as pessoas possa conhecer e ao lado da Polícia Militar desfrutar dos pontos turísticos locais e o Cristo Crucificado de Mario Cravo é importante cartão postal para Vitória da Conquista e para todo o estado da Bahia”, declarou. Cel. Ivanildo.

Por  – texto – Loide Carvalho

Foto. A gente diz