Copas de futebol da Sudesb são discutidas em audiência pública na Assembleia Legislativa

copa

As copas do interior e os desafios para fortalecer o futebol amador e transformar vidas foi tema de uma audiência pública da Comissão de Desporto e Paradesporto da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (12), na sala Luís Cabral, com a presença de técnicos da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A iniciativa da comissão, presidida pelo deputado Raimundo Tavares, Bobô, teve como propósito discutir políticas públicas para fomentar e fortalecer a prática esportiva no interior. As copas de futebol organizadas pela Sudesb tiveram início em 2007, ano em que foi criado o Programa Dimensão Social do Futebol, com integração de ações que buscam promover a inclusão social e a geração de emprego e renda, utilizando a modalidade esportiva como ferramenta.

O coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, Sinval Vieira, um dos idealizadores e organizadores das copas de futebol da autarquia, ressaltou a importância das competições no fomento e na geração de ocupação e renda para os municípios envolvidos. “Por meio das copas, muitos atletas conseguiram o primeiro emprego. Em 2011, mais de 40 jovens foram transferidos para clubes de outros estados, e até para o Monterrey, time do México. Somente da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, realizada este ano, 21 garotos de seleções municipais estão sendo avaliados por clubes brasileiros, com possibilidade de transferência ”.

Segundo Vieira, “o futebol amador tem as mesmas dificuldades que qualquer outra modalidade esportiva. O que diferencia são os milhares de militantes”. Na audiência pública, o assessor técnico da Sudesb, Ney Santos, apresentou os resultados obtidos desde 2007. “Ao todo, foram realizadas 60 competições, com 981 equipes, e 3.244 mil jogos, envolvendo cerca de 2,8 mil atletas.

“Os números evidenciam a importância dessas competições, sem falar nos mais de 300 municípios, onde a Sudesb já promoveu alguma atividade, seja na realização de competições ou na requalificação de árbitros e técnicos de futebol e futsal, via programa de Dimensão Social do Futebol”, afirmou o técnico.

Copa 2 de Julho e outras competições

Considerada uma das maiores competições de base do País, a Copa 2 de Julho realizou a oitava edição em 2015, com a participação de 40 equipes, que disputaram jogos em 15 municípios da Bahia – Salvador, Mata de São João, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Inhambupe, Rio Real, Aporá, Simões Filho, Madre de Deus, Saubara, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.

A competição tem repercussão internacional, com participação, em edições passadas, da Seleção Brasileira Sub-17 e de equipes de países como México, Bolívia, Inglaterra, Venezuela e Colômbia, além de vários clubes brasileiros. A Sudesb também promove as copas Metropolitana, Costa das Baleias, Laranja, Cosisal, Matatu (Salvador), Dendê, Mandioca, Caju, Jacuípe, Recôncavo, Requeijão, Sertão, Norte, Vale do Jiquiriçá, Sertaneja de Futsal, Futebol do Nordeste de Amaralina, as rurais de Irecê, Quixabeira, Jaguarari e Gavião, além da Rural de Futebol Society de São Domingos.
Emília Mazzei
Sucursal Vitória da Conquista