Política Ambiental. Córrego do rio verruga precisa ser revitalizado, avalia engenheiro ambiental de Vitória da Conquista

 

Engenherio Ambiental wilson

 

Córrego do rio verruga recebe toneladas de esgoto domestico, no pequeno perímetro que segue submerso  em Vitória da Conquista.

 

A poluição e o mau cheiro do Córrego do Rio Verruga que passa em frente ao restaurante popular, próximo ao Ginásio de Esporte – em  Vitória da Conquista.BA, expõem de forma clara, o abandono e o descaso do poder publico com o meio ambiente.

O rio verruga recebe lançamentos de águas residuárias de esgoto doméstico e pluviais que escoa de forma continuada, no perímetro urbano de aproximadamente  cinco mil metros, onde justamente, atravessa em córrego submerso na cidade.

A exposição e as consequências dos esgotos domésticos que são lançados no córrego, é notada em um pequeno espaço que fica descoberto próximo ao restaurante popular. O Fato já foi noticiado pelos meios de comunicação da Cidade, parlamentado no poder legislativo, mas, mesmo assim, nenhuma providencia foi tomada. O mau cheiro continuado, além de incomodar as pessoas vem causando uma serie de contratempo para os comerciantes que atuam na localidade, (feira de veículos usados e os comerciantes adjacentes), e principalmente, dos frequentadores do restaurante popular.

“A primeira impressão marcante, que a gente tem aqui e de um vale de carcaça de animal podre, o fedor incomoda, Dia desses convidei uma amiga da faculdade para almoçar comigo ela sentiu mau.”. Disse Mariana Lacerda.

O engenheiro Ambiental Wilson Roberto Figueiredo, também se posiciona em relação a questão e diz que esta situação faz parte da política ambiental da cidade, “ é preciso que o poder público se posicione, que seja a embasa, ou mesmo a prefeitura, em resolver esta demanda.” Avaliou Wilson. veja nota * roda pé da página.

O Córrego do rio verruga passa de forma submersa por mais de 5 quilômetros pelo centro comercial de Vitória da Conquista, e desagua, em uma grade vala de aproximadamente (1) um mil metros de extensão , três,(3)   metros de  largura e dois,(2)  de profundidade,  na rua ao fundo da Avenida Bartolomeu de Gusmão, conhecida como ruas dos praças, que segue até a lagoa do Lomanto Junior. Antiga lagoa de decantação da Embasa. E segue sua trajetória.

Como a água é fundamental à vida, e seus múltiplos usos são indispensáveis às atividades humanas, destacando-se, sobretudo,  o abastecimento público, a irrigação agrícola e industrial, etc. A despoluição do  córrego Verruga – rio-,  se faz urgentemente necessário, pois esta situação exige imediata ação do poder público na resolução desta demanda. Seja para despoluição, como a normatização de políticas que possa proteger as nascentes e sua vazão.

 

“No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, composta por um conjunto de treze instrumentos, é o mecanismo legal responsável por compatibilizar a manutenção da qualidade ambiental e o desenvolvimento (BRASIL, 1981). Dentre os seus instrumentos, a PNMA tem na Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) um dos principais instrumentos de apoio ao processo decisório. Porém, como regulamentada no país (Resolução CONAMA 01/86 e Resolução CONAMA 237/97), a AIA trata da avaliação ambiental de projetos e de forma vinculada ao licenciamento ambiental de atividades. Assim, o arcabouço legal brasileiro atual não configura oportunidades para a verificação da qualidade ambiental em níveis mais estratégicos de decisão, que incluem políticas, planos, programas (PPPs).

A

Wilson Figueiredo