Deputado baiano Eduardo Salles parabeniza Leur Lomanto por pedido de CPI da ViaBahia na Câmara dos Deputados.

.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Eduardo Salles utilizou suas redes sociais para parabenizar o deputado federal Leur Lomanto pelo pedido de CPI feito nesta quarta-feira (13) para investigar a ViaBahia por descumprimento do contrato. A empresa é responsável, desde 2009, pela administração dos trechos baianos da BR-324 (Salvador-Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana à divisa de Minas Gerais).

“Parabenizo Leur Lomanto pela iniciativa e peço à bancada federal baiana que, independente de coloração partidária, ajude a instalar da CPI da Câmara dos Deputados. É urgente que todas as esferas dos poder público unam forças para encontrar a solução desse problema que se arrasta há mais de uma década. Pagamos pedágio caro para uma empresa que não cumpre o que está no contrato”, reclamou Eduardo Salles.

Em abril de 2023, as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Agricultura e a de Defesa do Consumidor convidaram o presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, para explicar aos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia os motivos dos atrasos nos investimentos previstos no contrato.

No último mês de julho os deputados estaduais representaram criminalmente contra a ViaBahia na Polícia Federal e no Ministério Público Federal pedindo apuração do descumprimento do contrato e, caso comprovado, a prisão dos gestores da concessionária. Em agosto, na Câmara dos Deputados, participaram de audiência pública e depois de reuniões em Brasília na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

“Eu e meus colegas da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e os demais parlamentares da Casa, estamos à disposição de Leur para contribuir. Sou a favor de termos duas CPIs concomitantes: uma em Brasília, para tratar do contrato, e outra na Assembleia Legislativa para apurar os péssimos serviços oferecidos pela ViaBahia”, propôs Eduardo Salles.Conteúdo Política livre