Dois meses para o Enem: saiba como otimizar o aprendizado

Veja as dicas para organizar os estudos e ir bem na hora da prova

A contagem regressiva para o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já começou. No dia 04 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, com duração de 5h30. Alcançar um desempenho satisfatório está entre os principais objetivos dos participantes. Os mais atentos às datas e mais afinados com a matemática já fizeram as contas: faltam dois meses para Enem e o curto espaço de tempo requer foco e intensificação nos estudos.

Não é novidade que uma boa nota do Enem favorece a aprovação nos principais processos seletivos para o ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o participante que deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos não gratuitos em instituições privadas; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), o qual oferta bolsa de estudo parciais e integrais para a graduação.

Já que o estudante tem motivos de sobra para se dedicar, que tal aproveitar algumas dicas de planejamento para avançar nos estudos e ficar tranquilo nos dias de avaliação? Confira abaixo:

Organize as atividades da semana
Definir antecipadamente todas as atividades da semana é importante para visualizar quanto tempo terá disponível ao longo dos dias. Tudo deve ser considerado: horário em que o participante estará na escola (ou no trabalho), momento de cada refeição e até mesmo o tempo de descanso. Feito isto, é hora de definir as horas de estudo necessárias para conhecer a fundo todo o conteúdo cobrado. Verifique as horas em que consegue absorver os assuntos com facilidades e defina as prioridades.

Crie um plano de estudo personalizado
Definir o plano de estudo é fundamental. Esse é o momento de responder às seguintes perguntas: quantas horas por dia você consegue estudar? Para aprender todo o conteúdo, quanto é preciso estudar por dia? Quais são as disciplinas que tem maior dificuldade? Quais são os assuntos mais cobrados de cada área? Respondidas essas questões, é hora de seguir a próxima dica.

Estabeleça prioridades
O participante deve saber que todas as disciplinas são importantes para alcançar um bom resultado no Enem. Mas é inegável que a afinidade com determinadas matérias ajuda a descobrir também as fraquezas do estudante e, consequentemente, a saber quais conteúdos merecem mais atenção. Lembre-se deles na hora de definir prioridades.

Dedique um pouco mais de tempo às disciplinas que tem mais dificuldade. Resolva mais questões, busque provas antigas e estude por materiais complementares. Também crie resumos sobre cada assunto, o que ajudará muito nos momentos de revisão.

Estude conteúdos mais cobrados nas provas
Conhecer os conteúdos mais cobrados em cada área também ajuda a montar o plano de estudo. Confira abaixo os conteúdos mais abordados em cada prova:

Conteúdos mais cobrados em Biologia no Enem

Conteúdos mais cobrados em Ciências Humanas no Enem

Conteúdos mais cobrados em Exatas no Enem

Conteúdos mais cobrados em Linguagens no Enem

Conteúdos mais cobrados em Matemática no Enem

Consulte um guia do Enem que informa tudo sobre o exame
Você será um participante do Enem 2018? Quer ter um bom resultado? Então é aconselhável consultar um bom guia do Enem para esclarecer as possíveis dúvidas antecipadamente. O guia completo do Enem permite que o estudante tenha à disposição um tutorial completo sobre como é a prova, quem pode participar, além de informações sobre gabarito oficial e resultado do Enem, quando estiverem disponíveis.