Eleições Coopmac 2023 –  Isaac Figueira em disputa acirrada com o então presidente da Coopmac, Gilmar Oliveira, vence o pleito, com diferença de apenas três votos.

O processo eleitoral da Coopmac contou com duas chapas, a do atual presidente Gilmar Dias, que tinha como vice o ex-presidente da Coopmac Jamiltinho Gusmão; e a chapa formada pelo ex-diretor executivo da Cooperativa, agora presidente eleito, Isaac Figueira.

O atual presidente da Coopmac  Isaac Figueira já vinha contribuindo com as sucessivas gestões da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac),  e sempre foi uma força mediadora e importante nas articulações, movimentações e realizações de ações coorporativas da entidade, que seja na defesa das politicas de fomento da cafeicultura ou mesmo nas realizações de eventos: exposição, feiras, seminários etc.

Apesar deste aparente racha, com duas chapas disputando e tendo uma vencedora, a maioria dos associados acreditam que em pouco tempo todos estarão  juntos e dando o apoio necessário ao presidente eleito, a fim de que o mesmo possa trabalhar com melhor respaldo político e técnico a frente da Coopmac.

A Coopmac tem hoje em seus quadros cerca de 300 associados cooperados, das mais diversas  culturas:  café, pecuária e caprinocultura, etc. E é responsável por grandes eventos voltados para a agricultura e pecuária, que buscam a promoção do desenvolvimento das atividades rurais, tendo abrangência em toda a região sudoeste da Bahia.

Segue o quadro dos novos diretores da Coopmac:

Presidente Isaac Silva Figueira
Vice-Presidente Fábio Pirajá
Diretor Executivo Antônio César Nery

Conselheiros Administrativos: Wilson Gomes Grisi, Jacson Costa Veiga, Tairone Melo Brito, Nalgivio Pereira Almeida, Fernando Britto Sinay Neves, Anderson Dias da Silva.

Conselheiros Fiscais: Augusto Ferraz Souto, Manoel Viana Junior e Givaldo dos Reis Barbosa

 

 

  • HISTÓRIA – Em outubro de 1960 surgia em Vitória da Conquista, a Cooperativa Agropecuária Conquistense de Compras em Comum Limitada, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das atividades agrícolas da região, em especial a pecuária leiteira.

Com a chegada da cafeicultura e a abertura da BR 116 [Rio-Bahia], a Exposição Agropecuária, um dos braços culturais mais significativos da cidade, ganhou relevância. A rodovia foi o primeiro vetor de crescimento da região, a ligação entre Nordeste e Sudeste do Brasil.

Em 1968, a Cooperativa de Compras dá lugar à Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Limitada, que se tornou uma guia no processo de implantação do Polo Cafeeiro no Planalto da Conquista e mudou a dinâmica regional.

O cooperativismo como modo de produção altamente sustentável potencializou os ganhos de todos os entes envolvidos: empresas; cooperados; comunidade e economia, porque quanto mais ele agrega mais ele distribui e mais a sociedade ganha.

A Cooperativa mais antiga em atividade na Bahia é um agente de desenvolvimento e de transformação, a sua força alavancou a produção agropecuária do Estado e se manteve assim até os dias de hoje.

Sediada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a instituição atua firmemente prestando serviço aos seus cooperados, empresas locais, diversos produtores, torrefações da região e exportadoras de café.

A coopmac hoje tem uma sólida relação com  mais de 50 países, dos quatros continentes. América do Norte e do Sul Europa e África  e Ásia.  Sendo, portanto uma das grandes referências na comercialização e exportação de Café.