Embasa matem ações de ajustes  e reparos  no sistema de esgotamento  causados pelas fortes chuvas, em Conquista

Intervenções garantem funcionamento do sistema de esgotamento após danos causados pelas chuvas

 

Após as fortes chuvas de janeiro e fevereiro, a Embasa está trabalhando para recuperar diversos pontos da rede coletora de esgoto de Vitória da Conquista, que foram afetados pelo escoamento indevido da água de chuva. A empresa volta a alertar que a água de chuva, inclusive aquela que cai sobre os telhados dos imóveis, deve ser direcionada sempre à rede de drenagem pluvial, de responsabilidade da prefeitura municipal.

“A rede de esgoto é projetada para receber apenas o esgoto dos imóveis, e não o grande volume de água de chuva. Além disso, a chuva carrega lixo e areia, que provoca obstruções e extravasamentos na nossa rede”, explica Manoel Marques, gerente regional da Embasa. “Lugar de água de chuva é na rede de drenagem pluvial, que precisa estar disponível nas ruas para que o saneamento como um todo possa funcionar”.

Quando a rede de drenagem não existe, é insuficiente ou se rompe, a rede de esgoto sofre o impacto. Foi o que aconteceu na praça Vítor Brito, no início de fevereiro. A rede de drenagem pluvial quebrou e causou o rompimento da rede de esgoto da Embasa, situada alguns metros abaixo.

“Assim que a Prefeitura Municipal nos informou do dano ao nosso equipamento, entramos com nossas equipes para realizar os reparos de forma emergencial”, destaca Manoel Marques. “O serviço foi totalmente finalizado na última semana com a recomposição do trecho e liberação do tráfego de veículos pelo órgão de trânsito da cidade”.

Já na região da Lagoa das Bateias, a ausência de rede de drenagem pluvial eficiente faz com que a chuva seja frequentemente direcionada pela população ao sistema de esgotamento sanitário. Durante o reparo da rede de esgoto, realizado em conjunto com o Departamento de Serviços Gerais (Deserg) do município, os técnicos da Embasa constataram que a maior parte das obstruções foi causada pela presença de lixo e areia, carreados pela chuva.