Empresários do setor de turismo e vendas de passagens, como também  passageiros  que utilizam o transporte aéreo  estão preocupados  com os recorrentes ajustes das empresas aéreas, que atuam em  Vitória da Conquista. Com sucessíveis ajustes da malha aérea.

Por José Maria Caires.

 

 

Por José Maria Caires.

 

SUSPENSÃO DOS VOOS DIRETOS, CONQUISTA SALVADOR.

Na avaliação do empresário do setor  de  Turismo e  de viagens áreas,  e náutica e  pelas vias e perímetros rodoviários, “atualmente o aeroporto Glauber Rocha conta com operações das três principais companhias aéreas brasileiras: AZUL, GOL e LATAM com voos diretos pra Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Duas delas, fazendo o voo Conquista Salvador com conexão em São Paulo, (muito demorado) apenas AZUL faz atualmente voos diretos de Conquista Salvador.

A partir de novembro os voos diretos no trecho Conquista Salvador ida e volta da AZUL, sairão da malha da companhia.

Nas contas das companhias, concentrar todos passageiros nos seus HUBs, de lá fazer a redistribuição dos passageiros, aproveitando ao máximo suas ocupações, é muito mais econômico e rentável.

É uma situação complexa, outro exemplo é a crise aeroportuária no Rio de Janeiro, onde o aeroporto internacional do Galeão corre o risco de ser desativado por falta de voos e o Santos Dumont no centro da cidade já beira o estrangulamento.

Encerrar os voos diretos e acabar a única opção existente,  é muito prejudicial para nossa região.

O governo pode e deve ajudar resolver essa equação, haja visto que as companhias são beneficiadas com subsídios dos combustíveis.

Como ficará Vitória da Conquista? considerando a malha aérea atual, com a existência de voos pra São Paulo e de lá, vários outros da mesma companhia de pra Salvador, elas estão oferecendo essa alternativa, com essa conexão em Guarulhos-SP, sendo que o menor tempo de viagem é de cinco horas e meia, quando no voo direto é em torno de 40 minutos.

Precisamos urgentemente buscar uma solução, a mais viável é trazer de volta a VOEPASS, essa não conseguia viabilizar a operação em nossa cidade, pois os passageiros optavam pelas empresas GOL e AZUL por serem aeronaves maiores.

Agora nessa perspectiva de conexão em Belo Horizonte ou São Paulo, vislumbra a viabilidade da VOEPASS (PASSAREDO)

JOSÉ MARIA CAIRES