ENFIM, COMEÇOU A FOLIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

Por Maria Carla

Foi dado o início do Carnaval Cultural de Vitória da Conquista às 16h com a tradicional Lavagem do Beco, que começou na Praça Tancredo Neves.
O desfile dos diversos grupos afro da cidade, encantou com seus cânticos de origem africana ao som dos tambores, com o inconfundível rítmo baiano levando os foliões a entrarem no clima da festa.
Baianas bem trajadas com seus trajes típicos, vasos com água de cheiro e flores, encantou a todos, marcando o inicio do carnaval. A multidão acompanhou o cortejo passando pela Praça 9 de Novembro onde foi o auge da festa, com o famoso banho de água de cheiro e banho de pipoca.
Dando continuidade, na Praça da Bandeira, onde houve apresentações na roda de samba.

Mãe Rosa de Ogum, representa, o Ilê Axé Alaketú, que juntamente com os outros grupos, abrilhanta a festa. Depois de um tempo fora, “Ao retornar de Salvador, fui convidada pela coordenação do Carnaval Cultural, para trazer esse axé, pedir paz, tolerância e amor.” Diz.
O Coordenador da Igualdade Racial, Beto Gonçalves, frizou a importância do resgate cultural e da tradição deste evento em Vitória da Conquista. “Estamos aqui para contribuir com essas festividades para a comunidade conquistense, onde nós trazemos a religião de matriz africana, para simbolizar a paz, trazer energia positiva para os foliões, que seja um Carnaval de muita paz, muita harmonia e muito axé.” Afirma.
Participando das ações carnavalescas e também sociais, está “Azul”, como é chamado o Coordenador do Bloco Afro Ogun Xoroquê, que luta pelas causas sociais e que também reverencia aos costumes da cultura afro, “A Lavagem do Beco significa muito pra gente que é do movimento negro, do povo de Santo. Nós somos um movimento cultural que resgata a cultura do povo negro, do pessoal da periferia e das crianças carentes. E também porque não se faz uma festa de rua sem se pedir licença, para que a festa aconteça em paz e com tranquilidade”.

 

 

 

Quem marcou presença no primeiro dia de festa foi o idealizador do Carnaval Cultural, Dilan Jr., que desde 2012 implantou o Carnaval Cultural em Vitória da Conquista com o amigo, o publicitário Gilmar Gama, “Um dia a gente batendo um papo, eu perguntei se ele ia viajar, ele disse que não, eu também não. Então eu convidei ele pra fazer um pouquinho de carnaval, porque Conquista não tinha nada. E eu tinha vindo de 20 anos do carnaval de Recife. Então ele chegou com aquela euforia e fizemos o carnaval. Foi o maior sucesso, e a cada ano que passa o carnaval vem crescendo e está essa coisa linda que é hoje.” Conta o organizador do evento, ressaltando a importância e a necessidade de promover a cultura carnavalesca para as pessoas que querem brincar o carnaval sem precisar sair de Vitória da Conquista.