Estado de saúde de ator enforcado em peça é grave

Autor(a): Segundo médicos, ele não corre risco de morrer Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.
SITE: WWW.VIRTUALGUIA.COM.BR / SANDRO AZEVEDO

Ainda é grave o estado de saúde do ator Thiago Klimeck, de 27 anos, do grupo Traças de Teatro, que foi enforcado acidentalmente ao representar Judas no espetáculo Paixão de Cristo no município de Itararé, a 327 quilômetros da capital paulista, na região de Itapetinga. Porém, segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Itapeva, ele está estável e não corre risco de morrer em decorrência do acidente.

Klimeck está sedado, entubado e em coma induzido. Ele já fez uma série de exames, como ultrassom na região torácica, tomografia e exames de sangue e urina. De acordo com a assessoria da Santa Casa, entre a tarde deste domingo e a manhã de segunda-feira, os médicos planejam diminuir a sedação do ator, para que ele possa ser submetido a uma tomografia na manhã de segunda. Após este exame, a equipe médica vai reavaliar o tratamento.

Segundo a Santa Casa, o ator teve hipoxia cerebral (falta de oxigenação no cérebro) causada por asfixia mecânica.

De acordo com um cunhado do ator, Leandro Luiz Bueno, há cinco anos Klimeck participa da encenação da Paixão de Cristo, mas nas edições anteriores, não houve tentativa de simular o enforcamento de Judas. A família não foi assistir ao espetáculo desse ano.

– Esse ano é que eles inventaram de fazer isso para parecer mais real. Das outras vezes não tinha corda. Antigamente ele ficava no chão e só mexiam com a cabeça dele, como se ele estivesse morto – disse Bueno.

Peritos vão analisar se houve falha na execução da cena e no cenário da peça. As roupas que o ator usava e instrumentos usados durante a peça foram apreendidos.

– O que se percebeu depois que fizemos a apreensão da roupa do ator e dos equipamentos é que tinha um cadarço que estava próximo ao pescoço, talvez para dar mais realidade à cena e isto vai para a perícia para ver o que realmente aconteceu – disse o guarda municipal Jocimar Ribas, que ajudou a prestar atendimento médico ao ator, em entrevista à Globonews.

A direção da peça disse que o ator usava todos os equipamentos de proteção.

Segundo a Guarda Municipal de Itararé, o acidente ocorreu por volta de 22h desta sexta-feira. A corporação afirmou que as pessoas que estavam próximas demoraram um pouco para perceber que algo estava errado e que Thiago estava desacordado. Acharam que a cena estava realista e o rapaz trabalhava muito bem. A cena de enforcamento de Judas teria durado cerca de três minutos, de acordo com um dos atores da peça.

O professor Sandro Azevedo fotografava a peça para o site Virtual Guia e registrou a cena. Ele disse que a encenação era itinerante, e, quando os atores caminharam para outro lado da praça, as pessoas que ficaram perto de Thiago notaram que ele não se mexia. Pelo relato de Sandro, havia uma cadeirinha de rapel por baixo da roupa usada pelo ator, onde era amarrada a corda.

Quando se percebeu que o ator estava inconsciente, a Guarda Municipal foi chamada. Thiago foi socorrido pelos guardas e levado à Santa Casa da cidade, onde ficou na UTI. Na manhã de sábado, foi transferido para a Santa Casa de Itapeva.

– A informação que a eu tive é que ele (o ator) estava usando um colete de segurança, que estava apertado. Ele afrouxou o colete e na hora de pular, o colete subiu. O ator desmaiou – disse Luis Carlos Rosner, dono de uma barraca de lanches na praça onde foi feita a encenação.