Estudantes da FTC Conquista apresentam trabalho em Congresso Internacional

edleide_emanuelaEstudantes do curso de Fisioterapia da FTC Conquista acabam de chegar de Fortaleza (CE) onde participaram do IV Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e I Simpósio Internacional de Fisioterapia Manual. A três alunas apresentaram o trabalho “Os efeitos da hidroterapia em uma paciente com mielomeningocele”.

O evento, realizado entre 12 e 15 de maio, é um dos mais importantes do país e recebeu 13 palestrantes de outros países, além dos convidados brasileiros. Ao todo, 134 trabalhos foram apresentados – a maioria por profissionais da área. Apenas quatro pesquisas tiveram origem na Bahia, entre elas, a das estudantes da FTC Conquista.

O trabalho começou na disciplina Hidroterapia, com a professora Michele Saquetto, que solicitou a construção de um artigo sobre a paciente que as estudantes estavam acompanhando. Depois de inscrito para apreciação do Congresso, o trabalho foi aceito sem nenhuma alteração.

“A participação no congresso e no simpósio tem um sabor especial para mim, que já sou madura e tenho filhos já na faculdade. Tudo foi novidade, até andar de avião”, conta a estudante Edleide Effgen, 45 anos, uma das autoras da pesquisa. “Ficamos encantadas em realizar essa conquista”, continua.

Também trabalharam na pesquisa as estudantes Bartira Rafaela Alves e Emanuela Bastos. “Pudemos mostrar nossa capacidade, nossa qualidade e levar o nome da nossa Faculdade para um evento de nível internacional. Mas o melhor de tudo foi contribuir com a qualidade de vida da paciente que acompanhamos”, garante Emanuela.

Mielomeningocele – Conhecida como espinha bífida, a mielomeningocele é uma doença congênita, caracterizada por uma projeção da medula óssea através de uma abertura da coluna vertebral. A depender do tamanho e da localização dessa abertura, o portador se torna paraplégico – como a paciente estudada.

As estudantes da FTC realizaram oito atendimentos na água, e puderam observar que a paciente apresentou melhora nas alterações posturais, ganho de equilíbrio, maior mobilidade e melhora na auto-estima.