Estudo aponta que 45% dos donos de microempresas rurais baianos usam smartphones para acessar a web

Uma agroindústria de chocolate no município de Jequié revela como as novas plataformas tecnológicas vêm permitindo uma revolução nos negócios
Em estudo divulgado nesta terça-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem internet no seu negócio rural são: uso de email (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Esse processo de modernização contribui de forma significativa para aumento da produtividade e da gestão profissional nos empreendimentos baianos. Como é o caso da agroindústria de chocolate do produtor rural Geraldo Farias, no município de Jequié. Para Geraldo a tecnologia trouxe mais agilidade no contato com clientes e fornecedores. “Essas plataformas permitem uma comunicação quase instantânea com o cliente e com o fornecedor. Do ponto de vista da venda, é um contato direto com o consumidor, podemos ouvir opiniões, saber o que ele deseja e atendê-lo de pronto”, garante o produtor. Ele cita um fornecedor de açúcar mascavo da empresa, que é uma cooperativa com selo orgânico localizada no Paraná, e fruto de pesquisas na internet e trocas de informações por e-mails.
“O momento atual exige esse alinhamento com as novas tecnologias, o que favorece no acesso a informações para tomada de decisões, melhoria das boas práticas de gestão, acesso a novos nichos de mercado, entre outras vantagens competitivas”, detalha a coordenadora de Agronegócios da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Adriana Moura. O Sebrae contribui para aproximar o produtor rural desses conteúdos, por meio de soluções a distância (cursos e consultorias), público que, só na Bahia, já soma cerca de 586 mil produtores rurais (incluídos os da agricultura familiar), correspondendo a 13% do país, segundo dados do IBGE.
Capacitações
Em comemoração ao Dia do Produtor Rural, o Sebrae da região oferece capacitações na cidade Palmas de Monte Alto. Confira a programação:
Palmas de Monte Alto
Dia 28/07 – turno matutino
Seminário da Agricultura Familiar – Palestra Tendências e Oportunidades de Negócio para Agricultura Familiar e mais uma Clínica Tecnológica PAS Alimentos Seguros
Local de realização: Câmara de Vereadores
Público esperado: 100 produtores rurais
Parceiros locais: Secretaria de Agricultura e Sala do Empreendedor
Foto do perfil de Analice Vieira
narochavieira@gmail.com