Familiares de presos que estão custodiados em presídios de Vitória da Conquista, Jequié e Salvador  cobra das autoridades, inclusive do governador Ruy Costa, (PT) a imediata inauguração do presídio de Brumado.

A Unidade prisional instalada em Brumado, que teve investimento de mais  20 milhões, foi concluída em  2016, pelo governo do Estado da Bahia, e desde então,   não foi inaugurada e causa protestos e indignação, de familiares, que lamentam a falta de compromisso do governo baiano, com a população – principalmente familiares de presos custodiados em presídios de outras cidades – e sobretudo, da comunidade brumadense e regional, em  não efetivar a inaugurar do equipamento, que se encontra pronto para o uso.

Na semana passada, um grupo de pessoas que tem entes familiares custodiados em presídios de Vitória da Conquista, Jequié e Salvador, foram às ruas e avenidas de Brumado, com cartazes e manifestações cobrando das autoridades, e, sobretudo, do governador Rui Costa (PT)  o comprimento da palavra de que iria inaugurar o presídio de Brumado, mês de julho, e que já se encontrava nas portas de outubro,  e não havia nenhum sinal de que as providencias sejam efetivamente realizadas.

Segundo relatos dos familiares, “o município de Brumado não tem nenhuma liderança política que os represente, e as que se diz representante da cidade, faz de conta de que são, e nada fazem. E a ideia de vir às ruas, foi a melhor forma de mostrar a nossa indignação e repúdio e protestos, aos políticos que estão no poder.” Confidenciou um dos manifestantes.

“Se fosse aqui,  em  Brumado, todo dia eu visitava meu filho. Mas já faz três anos que não consigo ir lá, nesse mês que vou ver se já liberou o acesso. As autoridades não sabem, mas é muito difícil pra mim ter um filho preso, e além do mais, sou impedida de ver ele”, conta emocionada a mãe de um dos custodiados.

Já a esposa de um dos presos fala das dificuldades para estar mais próximo do ente marital.  E diz que; “os custos da passagem e alimentação dificulta a visita na cidade onde o companheiro se encontra preso.” Desabafa (*).

Desse modo,  são inúmeras famílias que conta estórias e vivenciam sentimentos semelhantes,   e que aguarda uma definição,  por parte do Governo do Estado, na efetiva inauguração deste equipamento público.

O Presídio regional de Brumado tem capacidade para 590 detentos, e sendo inaugurado vai resolver o grande débito prisional de Brumado e região.