FIB de 2019 supera expectativas dos realizadores, com público recorde. E não mais justificativa patrocínio do Município e Estado para sua realização.

Trio da Huanna e Iza, mesmo sem se apresentar, foram as principais notícias do Festival de Inverno da Bahia.

Foto: Ramon Rocha/DivulgaçãoG1

Segundo os organizadores, o Festival de Inverno da Bahia teve um público recorde este ano. Os números são guardados a sete chaves, embora, há anos, o material de divulgação cite 60 mil ou 70 mil pessoas a cada edição, a exemplo do plano comercial apresentado aos anunciantes pela Rede Bahia/Globo. Consta que a encerrada no domingo (25) foi a maior de todas, tendo os ingressos de sábado se esgotado.

Assim como a quantidade de pessoas presentes a cada dia não é de conhecimento público, ninguém saberia dizer por que este ano tanta gente decidiu comparecer ao FIB. Uma das explicações foi a mistura de ritmos, o ecletismo musical, do pop ao forró, passando por MPB, axé, pagode, arrocha e funk. Foram dez atrações, 12 artistas diferentes e cerca de 20 horas de animação no palco principal.

Foi um festival cheio de estrelas, ainda que o inverno em Conquista não deixasse ver o brilho das estrelas de verdade no céu. A constelação aqui embaixo tinha Anitta, Alceu Valença, Dilsinho, Elba Ramalho, Frejat, Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Leo Santana, Marília Mendonça, Nando Reis, Wesley Safadão… Em ordem alfabética, porque a grandeza quem dá é o fã.

Mas, a lista está incompleta, percebe o leitor atento. Falta Trio da Huanna. Na verdade, quem faltou foi Iza. E a ausência dela, com um problema no olho (teve gente que disse que foi apenas um terçol), colocou no céu estrelado do Festival de Inverno da Bahia, os meninos de Ubatã – Luizinho, Neto e Lúcio, mais seu amigo Fuscão, de Ibicaraí, que vêm alçando voos maiores desde a sua formação atual, em 2004. E eles deram conta do recado direitinho. E viraram notícia, chegando a ficar em 17º lugar nos trending topics Brasil do Twitter, segundo o site trendinalia.

Mas, se foi o Trio da Huanna que bombou nas redes sociais, por que o título diz que Iza foi a principal notícia do FIB? Porque o Trio da Huanna, neste caso, só neste caso, não teria chegado lá se não fosse por causa de Iza, da ausência dela e da divulgação dessa ausência e do problema de saúde que a impediu de subir ao palco. As matérias sobre o assunto foram visualizadas por mais de dez mil leitores. E este BLOG é apenas o 5º no ranking de Vitória da Conquista. A mais lida, que ficou em primeiro lugar no mês, foi a matéria que falava do pedido de desculpas da artista, com a explicação do problema que ela teve, seguida da que noticiava o cancelamento do show e a escalação do Trio da Huanna e depois a que fala da apresentação da banda de Ibicaraí, Bahia.

Nas redes sociais os comentários variavam de críticas à artista e elogios ao Trio da Huanna, misturados com pesar pelo problema de saúde de Iza e piadas de mau gosto tanto sobre uma como sobre o outro e sobre a organização do FIB e até sobre a cidade. Um internauta postou no Twitter: “NAO EXISTE NADA MAIS CONQUISTENCE QUE SUBSTITUIR IZA POR TRIO DA HUANNA”, assim mesmo, com “c” em conquistense e em caixas altas, gritando. Outra disse: “nasci p ver as pessoas tirando a camisa no festival de inverno ao som de trio da huanna” E mais uma: “Por mim tirava Anitta e safadão e botava trio da huanna hj de nv tô nem aí”. E este cravou: “Se tá ruim pra tu imagina pra quem pagou um rim pra ir no fib hj e vai v trio da huanna no lugar da iza”.

E assim, Iza, com o olho doendo, não foi ao Festival de Inverno a Bahia cantar para 20 mil pessoas, foi substituída pelo Trio da Huanna, virou a notícia do FIB e ajudou a colocar mais combustível no foguete em que Luizinho, Neto, Lúcio e Fuscão e companhia, voam para o estrelato definitivo. Já avisaram que Iza pode estar no festival no ano que vem, mas, pela reação do pessoal no Twitter, a galera quer mesmo é o Trio da Huanna, de novo, sem precisar furar o olho de ninguém.. Font. Texto Giorlano Lima. Manchete A Gente Diz