Gestores municipais participam de encontro de capacitação do Tribunal de Contas

 

Para orientar melhor os gestores públicos sobre a prestação de contas do município, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), realizam em parceria o Encontro Regional de Capacitação do TCM – BA com os gestores municipais, no Pólo de Educação Permanente em Saúde de Vitória da Conquista.

Autoridades, técnicos em contabilidade e servidores públicos participam do evento que pretende ampliar as informações sobre as normas técnicas exigidas pelo Tribunal de Contas para a prestação de contas dos municípios.

O representante do presidente do TCM – BA, conselheiro Ronaldo Santana, destacou a missão do Tribunal de verificar a boa e regular aplicação dos recursos públicos municipais e o empenho da atual gestão em realizar uma fiscalização orientada. “Queremos ser parceiros, orientando e fiscalizando a boa aplicação dos recursos públicos para que os municípios baianos tenham melhores investimentos e se desenvolvam”, disse, ressaltando que o TCM identificou que a maioria das irregularidades nas contas era decorrente da falta de entendimento das normas, por isso “o Encontro de Capacitação é de fundamental importância”.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos, parabenizou a UPB e o TCM pela iniciativa de realizar o evento e falou sobre a oportunidade que o Encontro oferece para que os gestores públicos conheçam melhor as normas para prestação de contas. “É sem dúvida um evento importante que vai melhorar o entendimento sobre as formas técnicas de prestação de contas das gestões públicas”, disse.

Para o representante da União dos Municípios da Bahia, Júnior Muniz, o melhor entendimento das leis vai beneficiar os munícipes, pois erros na prestação de contas não permitem licitações e travam as ações do município. “Hoje é um dia de aprendizado para gestores e técnicos. Vamos tirar dúvidas sobre a prestação de contas para que possamos aprimorar cada vez mais a gestão dos municípios”, concluiu.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, destacou a importância do evento e da parceria do Tribunal com a União dos Municípios. “O momento como esse evidencia o principal papel do TCM que é o de orientar. É salutar a iniciativa de levar esse debate para todos os municípios e trabalhar diretamente com os prefeitos e técnicos da prefeitura para dirimir dúvidas, pois tenho certeza que o TCM ao quer adotar uma postura punitiva”, ressaltou. Ascom – Câmara