Heleusa Câmara é homenageada na Jornada Pedagógica 2019

 

Foto ilustração –

Por Maria Carla

 

A exposição literária e fotográfica ‘Entre flores, livros e memórias: leituras infinitas’, dedicada à professora e escritora Heleusa Figueira Câmara, foi uma forma de homenageá-la na Jornada Pedagógica deste ano.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação resolveu fazer esta homenagem à cidadã conquistense que muito fez pela educação, elaborando trabalhos de grande relevância, que ultrapassaram a questão educacional, abrangendo o aspecto humano, pois ela despertava nas pessoas o direito de se libertar através do conhecimento.

A exposição é composta pela sua vasta produção literária, cartazes de peças teatrais escritas por ela, pinturas em tela, objetos pessoais, fotografias pessoais e públicas de vários eventos dos quais participou.

Heleusa ocupou vários cargos na área de educação, dentre eles, foi professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,  foi membro da Academia Conquistense de Letras, secretária de Educação e Cultura, e coordenadora do Comitê Proler/UESB Conquista, Programa Nacional de Incentivo a Leitura,  um programa da Fundação  Biblioteca Nacional, que tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, como práticas literárias e de cidadania.

Dentre as várias atividades do Comitê Proler/UESB, estão os Encontros de Leitura, e também, o famoso ‘Ponto Literário’, que fica no Terminal de ônibus da avenida Lauro de Freitas, onde todos os dias as prateleiras são abastecidas com livros, para que as pessoas possam usufruir de uma boa leitura.

Essas ações fazem parte do esforço de Heleusa, para popularizar a hábito da leitura entre as pessoas.

 

 

 

Cristina Leilane Fernandes

Segundo Cristina Leilane  Fernandes, coordenadora do núcleo de leitura e áudio visual da secretaria de educação, em parceira com o Proler/UESB, afirma que  o todos os projetos continuarão  tendo o apoio da prefeitura,  que se compromete a dá continuidade aos trabalhos que Heleusa iniciou. E ressalta a importância dessa homenagem e também do trabalho realizado pela professora, “É com um afeto muito grande pela excelente escritora, que nós nos reportamos a ela de forma carinhosa em respeito ao trabalho significante que ela realizou. A produção literária, estética e o fomento à leitura na formação de leitores que ela sempre trouxe pra nós. Foi sempre uma defensora de que se fizesse algo para que as pessoas tivessem acesso à leitura. Então essa mulher que está sendo homenageada não é só uma mulher escritora, é uma personagem que fica na história de Vitória da Conquista.” Afirma a coordenadora.

Heleusa faleceu no dia 6 de Janeiro desse ano aos 74 anos no auge da produção, fazendo muitos planos para pôr em prática os seus projetos.

Ela foi uma grande mulher que deixou um legado muito importante, e que deve ser compartilhado com a atual geração e  com as futuras gerações.