Maior carga horária na escola pública pode reduzir desigualdade, diz Haddad

Agência Brasil

Ministro da Educação, Fernando Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que estudos feitos pelo governo indicam que o aumento da carga horária da escola pública pode reduzir as desigualdades em relação às escolas particulares. Segundo ele, resultados de uma pesquisa feita pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República serão apresentados aos secretários municipais e estaduais de educação na semana que vem. “Uma das coisas que verificamos é que os alunos da escola particular ficam mais tempo na escola do que a escola pública. Há uma desvantagem relativa. A pública, na melhor das hipóteses, tem 800 horas por ano e a particular tem 25% mais tempo que isso. O secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos liderou um grupo que pesquisadores que mapeou a literatura internacional sobre qualidade e uma das conclusões é que o número de dias letivos e o numero de horas por dia tem impacto muito grande na qualidade”, afirmou o ministro no programa “Bom Dia Ministro”, transmitido pela TV estatal NBR. Segundo ele, a apresentação dos resultados da pesquisa servirá para “abrir a discussão sobre essa possibilidade de oferecer ao aluno de escola pública igualdade de condições”. (G1)