MDB divulga nota ponderando decisão da justiça eleitoral que suspende divulgação de pesquisa do A Tarde

Justiça eleitoral suspende divulgação de pesquisa do A Tarde por indício de fraude

 

Os advogados da coligação “O Trabalho tem que Continuar”, que representam o prefeito e candidato a reeleição, Herzem Gusmão (MDB), argumentaram pela “fragilidade das pesquisas realizadas por telefone”, visto que o DDD de Vitória da Conquista é o mesmo utilizado por mais de outras 100 cidades da Bahia, não sendo possível afirmar que todos os entrevistados são, de fato, eleitores no município. “Lamentavelmente, temos este tipo de comportamento dos institutos. Mas, em boa hora, o juiz suspendeu a divulgação desta pesquisa”, avaliou o advogado Ademir Ismerim, especialista em Direito Eleitoral.

 

O juiz eleitoral Claúdio Augusto Daltro de Freitas acatou pedido da coligação “O Trabalho tem que Continuar” e proibiu a divulgação de pesquisa realizada pela Potencial Consultoria e Pesquisas LTDA, em parceria com o Jornal A Tarde. Este é o mesmo Instituto que apontou erroneamente a vitória no primeiro turno do candidato Zé Raimundo (PT).

 

 

O juiz afirma ainda que, na pesquisa por telefone, o cálculo da margem de erro perde sua credibilidade devido à fragilidade da base estatística usada na seleção da amostra e que foram ocultados dados necessários à divulgação da pesquisa eleitoral. “Defiro a liminar solicitada para DETERMINAR que os representados abstenham-se de divulgar a pesquisa ora impugnada, bem como outras pesquisas/consultas manipuladas, sob pena de multa a cada nova divulgação, até resolução final da lide”.