Médicos que atuam na Santa Casa de Misericórdia e atendem pela tabela SUS reivindicam da PMVC, a atualização da tabela do SUS, em serviços praticados na unidade de saúde.

 

 

 

Com informações e foto da Ascom / PMVC

Médicos do Hospital São Vicente, hoje um complexo de serviços da área de saúde em parceria com a iniciativa privada, estiveram em reunião com o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), para tratar de temas relacionados ao desempenho da instituição.

O encontro foi intermediado pelo vereador Gilmar Ferraz, e o principal tema abordado ficou por conta da Tabela SUS. Segundo os médicos que compareceram a reunião os absurdos podem ser obserbados a partir do pagamento de apenas R$ 50 por uma anestesia ou R$ 100 reais por uma cirurgia com anestesia.

“Viemos falar sobre a questão da tabela do SUS, que é baixa, e discutir sobre esse assunto, o que a Prefeitura pode melhorar sobre isso. Falar sobre as demandas de pacientes que estão aí, reprimidas há muito tempo e não têm oportunidade, hoje, de fazer uma cirurgia eletiva, justamente por causa dessas questões burocráticas”, relatou o médico José Bahia, que faz parte do corpo clínico de Obstetrícia da Santa Casa há 25 anos. “A gente vê, ao longo desses anos, muita burocracia e, no final, acabam ficando pessoas há seis meses, um ano, dois anos para fazer uma cirurgia eletiva simples de hérnia ou ginecológica”, acrescentou.

Após ouvir atentamente as demandas, outra abordagem ficou por conta da preocupante redução dos leitos da maternidade, de 48 para apenas 11 leitos, o prefeito que recebeu forte apelo para que a prefeitura possa pagar uma diferença como forma de ajustar a tabela, disse: “Nós precisamos ver a questão legal. A gente precisa saber o que vai impactar para o município. Se é legal. Vamos fazer consultas, conversar. O nosso governo tem sido um governo do diálogo”.

A PMVC marcará uma nova reunião com a presença da secretária Ceres Almeida (Saúde), para tentar equacionar os problemas. “Os médicos da Santa Casa buscam um estreitamento de relações com a Prefeitura. Todas as demandas, nós iremos levar para a secretária. Vamos ouvir a secretária e, depois, nós faremos uma outra rodada para tentar avançar e tentar definir alguns pleitos dos médicos da Santa Casa”, disse o prefeito ao site oficial da Prefeitura.