Morre Sinhozinho do Salão Bahia, o mais antigo cabeleireiros de Conquista.

 

 

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 06 janeiro, no hospital SAMUR em Vitória da Conquista, um dos  mais antigo cabeleireiro de Vitória da Conquista, o Senhor Odilo José dos Santos, (89) Conhecido carinhosamente por “Sinhozinho” era o proprietário (Gestor) do tradicional Salão Bahia, onde trabalhava com 3 filhos, o Messias Carvalho, João Marcos Carvalho e Simone Carvalho, um genro, o Toninho, outro sobrinho o Irondes, e um amigo que há mais de 4 décadas também trabalhava com ele, O Dema.

Para Sinhozinho era tudo parente, família. E certamente vai continua sendo.

Quase todos os dias durante a semana, já no finalzinho da tarde, passava no Salão Bahia, para uma prosa rápida com meu amigo, o  psicanalista Messias Carvalho, que rapidamente fazia uma leitura de dados e fatos da política conquistense. E Sinhozinho, sempre presente. E fazia questão de cumprimentar-me e vice versa,  sempre com um sorriso largo. Falávamos das chuvas em excesso ou da escassez dela,  e de previsões, e do oriente que as nuvens apontavam que deveria vir.

Nesta tarde, não foi possível passa lá no Salão Bahia, como fazia quase que rotineiramente nestes últimos 5 anos,  hoje já no cair da noite, tomando cafezinho com amigos,  por volta da 19hs, recebemos um zap de um colega jornalista dando conta de que Sinhozinho havia feita a passagem.O Que causou um momento de silêncio, pois ambas as pessoas daquela mesa o conhecia, ora como cliente dele,  ou do  salão onde ele comandava.

Nesta momento de consternação e tristeza, manifesto os meus pesares para todos os seus filhos, netos, bisnetos.

Um breve histórico desta figura tão querida de Vitória da Conquista. Sinhozinho foi lembrado pelo jornalista  Luís Fernandes nessa reportagem

Sinhozinho, com 24 anos, quando abriu o

“Salão Conquista” em 1954

Por Luís Fernandes

Um dos mais antigos cabeleireiros de Conquista

 

Odilon José da Santos, mais conhecido como “Sinhozinho”, nascido no dia 8 de junho de 1930, foi o primeiro de três irmãos a tornar-se barbeiro e cabeleireiro (os outros dois foram Clarindo e Antônio).  Sinhozinho começou sua profissão em 1954 no Lindoya, juntamente com João Andrade, quando fundaram o “Salão Conquista”. Lá ficaram mais ou menos um ano até mudar-se para a Rua Zeferino Correia (onde hoje é o prédio do “Real Palace Hotel”). Nesta época trabalhavam no Salão Antônio Pernambucano, Gildásio Almeida (Dadá), Zacarias e Valmick.

“Sinhozinho” em 1970, um ano após a abertura

do “Salão Bahia”

.

Em 1969 Sinhozinho mudou para o outro lado da rua (onde hoje é a Esplanada) e fundou o “Salão Bahia”, junto com Antônio. Zacarias, no entanto, continuou com o “Salão Conquista”. No final dos anos 80 mudou, definitivamente, para a “Rua do Juazeiro” (no conhecido “Beco do Chôro”). Hoje ele divide seu espaço com dois filhos (Messias,João, Simone e o genro Antônio), e mais dois amigos (“Dema” e Urande.