OAB subseção  Conquista finaliza ações sociais do Mês da Mulher 2019

Março chegou ao fim e, com ele, as ações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Vitória da Conquista destinadas ao Mês da Mulher. Foram 5 encontros durante 31 dias de  conscientização e discussão com mulheres e comunidade sobre suas conquistas, direitos, deveres e desafios. Para fechar com chave de ouro, a OAB Conquista esteve na manhã da última sexta-feira (29) na Casa do Amor e no dia anterior, no Abrigo Nosso Lar, realizando doações e atendimento jurídico gratuito para mulheres hipossuficientes.

Todas as doações foram arrecadadas na Subseção entre os dias 21/02 e 27/03. Além de receberem as doações, as presentes nas duas ações também puderam ter atendimento jurídico gratuito no que tange às suas mais diversas necessidades legais.

A programação do Mês da Mulher iniciou-se em 08/03, discutindo numa roda de conversa com as internas do presídio Nilton Gonçalves o tema “Empoderamento Feminino no cárcere e além do cárcere”, num encontro em que também foram realizadas doações, 45 no total.

Depois, no dia 15/03, foram realizadas atividades na praça IX de Novembro, com palestras voltadas à temática feminina, que abrangiam as problemáticas enfrentadas pelas mulheres no século XXI. Temas como violência geriátrica e doméstica, consumo de drogas, desafios da mulher com deficiência, desigualdade de gênero, dentre outros. Além disso, também houve serviços gratuitos de psicologia e atendimento jurídico para os transeuntes. O evento foi encerrado com música ao vivo para a comunidade presente.

O último encontro antes dos dias 27 e 28/03 ocorreu no dia 21/03 no auditório da Subseção, numa programação voltada exclusivamente para as advogadas. Houve diversas atividades e palestras que, principalmente, tratavam dos desafios da mulher na advocacia e também de temáticas internas às questões femininas na atualidade, como sexualidade e autoestima. O evento ainda contou com a presença da presidente da Comissão Nacional da Mulher, Daniela Borges que também tratou em sua preleção da nova súmula da OAB que impede agressores de mulheres de obter registro de advogado.

A Comissão da Mulher Advogada da OAB de Vitória da Conquista encerra honradamente o Mês da Mulher deste ano, com pleno conhecimento de que todo o trabalho trouxe e fomentará em grandes resultados para a instituição, aos envolvidos e a todos os atingidos pelas atividades.  A Subseção ainda agradece a todas as pessoas que contribuíram para a realização das ações e garante que a luta pelos direitos femininos e do povo sempre será um dos muitos objetivos da Ordem na busca da efetivação da democracia e do que está previsto na Constituição.