Ouvidoria-Geral do município recebe prêmio da CGU por campanha sobre transparência e engajamento da sociedade

 

A Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista recebeu um reconhecimento oficial da Controladoria Geral da União (CGU) por ter conquistado, em 2022, o 1º lugar na II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, na categoria “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população estimada para 2021 entre 100.001 e 500.000 habitantes”. A premiação foi entregue à prefeita Sheila Lemos na quarta-feira (25), na sede regional da CGU em Salvador.

O êxito foi alcançado graças a campanhas e peças publicitárias de caráter informativo, elaboradas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a partir de material originado na Rede Nacional de Ouvidorias e sob orientação da Ouvidora-Geral Thaisy Gusmão.

As peças foram divulgadas de forma intensa e estratégica nas redes sociais da Prefeitura, em emissoras de rádio e televisão e na mídia em geral. As publicações atingiram um total de 225.333 visualizações, destacando os serviços do setor e evidenciando a importância da participação popular e da transparência na gestão pública.

Em números totais, a Ouvidoria-Geral de Vitória da Conquista só não conseguiu mais visualizações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que obteve 238.944 visualizações e garantiu o primeiro lugar na categoria 4, na qual foram alocadas as ouvidorias públicas vinculadas a municípios com mais de 500 mil habitantes, a estados, ao Distrito Federal e a órgãos federais.

A prefeita Sheila Lemos recebeu a premiação ao lado da ouvidora geral do município, Thaisy Gusmão, e do secretário municipal de Transparência e Controle e Prevenção à Corrupção, Matheus Novais. A comitiva do Governo Municipal foi recebida pelo superintendente da CGU-BA, Rafael Figueiredo, e pelos membros do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP) do órgão, Rodrigo Giudice e Gabriela Neiva.

“O lema de nossa gestão é Governo Para Pessoas e nossas ações são todas nesse sentido, por isso valorizamos a transparência, a interação com a população e a abertura de espaços para a participação social, como no caso do Conselho dos Usuários dos Serviços Públicos, que criamos por lei. A Ouvidoria-Geral tem um papel muito importante porque acolhe as críticas, queixas, mas também elogios e sugestões e faz essa intermediação com a gestão, oferecendo as respostas aos cidadãos e ajudando o governo a entender os problemas e a buscar solucioná-los”, afirma a prefeita sobre a atuação da Ouvidoria-Geral.

A maratona

Promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias, a Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos movimentou as redes sociais durante o mês de junho de 2022, com publicações sobre os direitos das pessoas que utilizam os serviços públicos e o papel desempenhado pelas ouvidorias. O objetivo era promover e estimular o engajamento dos usuários de serviços públicos na busca pelo aperfeiçoamento dos serviços que são prestados à sociedade pelos órgãos públicos.

Secom/PMVC