Pacientes agendam teste Covid-19 mas não comparecem nas datas marcadas


A testagem para auxílio diagnóstico da Covid-19 continua a ser feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que processa, em média, 250 amostras por dia. Contudo, apesar do esforço para ampliar o acesso da população aos testes dentro do tempo adequado, as ausências recorrentes de pacientes, nos dias e horários agendados pelo Call Center ou pela unidades de saúde, têm dificultado o processo e prejudicado o planejamento das equipes.

Na última semana, foram agendadas 800 vagas para os pacientes notificados realizarem o teste rápido, realizado após o 10º dia do início dos sintomas, nos pontos fixos de testagem do Centro Cultural Glauber Rocha e Estádio Edvaldo Flores, mas, apenas 460 deles compareceram, representando um percentual de 43% de ausência.

Já para testes de pesquisa de antígenos, realizado com a coleta de amostra do nariz e garganta entre o 3º e 7º dia de sintomas gripais, dos 420 pacientes foram agendados para os dias 27 e 28 de maio, somente 330 compareceram, com um percentual de ausência de aproximadamente 22%.

O coordenador das testagens no município, Pablo Maciel, explica que “ao realizar o agendamento de um teste e não comparecer interfere no planejamento da equipe de testagem, além de impedir que outras pessoas que possam comparecer não consigam agendar, devido ao número de pessoas que as equipes conseguem coletar sem ocorrer aglomerações”.

A SMS reforça aos pacientes que não deixem de comparecer no dia agendado para realização do teste. Ele é de extrema importância para diagnóstico precoce, orientações dos cuidados gerais, adotar medidas de isolamento e reduzir a transmissão para outras pessoas, além de ser uma estratégia fundamental para reconhecer a situação epidemiológica da Covid-19 no município.