Pandemia do Covid-19, a humanidade caminha ansiosa na expectativa da efetiva imunização em massa.

Em Vitória da Conquista, na Bahia e no Brasil, e em todo o mundo, milhares de pessoas vivenciam no dia a dia este drama, ou foram contaminado  por esta doença, que para alguns os seus efeitos são amenos, com recuperação rápida e outros carece de melhores cuidados e tratamentos mais longos,  mas,  para outros, ela é devastadora e causa estragos irreparáveis, e até a morte.

E por conta de ela, a Covid -19,  atingir milhares de pessoas em quase todos os continentes e pais do mundo, foi denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , que é uma  agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada nas questões médicas e de saúde, como uma Pandemia. E desse modo este órgão tem  estabelecido  uma política global para o enfrentamento da Pandemia do Coronavírus. em todo o mundo.

No Brasil, já são registrados mais quase 180 mil óbitos e 6.783.543 diagnósticos de Covid-19 desde o começo da pandemia, segundo balanço do consórcio independente de veículos de imprensa.
Na Bahia,  que é um dos estados da federação que as autoridades vem tomando medidas enérgicas, a fim de que,  os protocolos e as regras sanitárias sejam reconhecidas pela população, que de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado neste sábado, 19, o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.777, representando uma letalidade de 1,88%. Sendo que; o número de casos confirmados desde o início da pandemia subiu para 468.003, dos quais 446.908 já são considerados recuperados e 12.318 ativos.

Em especial,  o município de Vitória da Conquista, a situação também não é nada agradável de se saber. Conforme  o Boletim epidemiológico divulgado neste  sábado,  (19), pela Secretária de Saúde do município, 13.357 pessoas foram infectadas pela Covid-19 no município. Desse total, 12.264 delas já estão recuperadas, 880 ainda apresentam sintomas, permanecendo em recuperação (35 internados e 845 em tratamento domiciliar), e 213 faleceram por complicações da doença.

Mas, surge um sinal no fim do túnel, a vacinação em massa, e isto já estar acontecendo em alguns países, mundo a fora, no Brasil, ainda que alguns  políticos, ver no caos gerado pela Pandemia, oportunidade para se promoverem politicamente, a  força do bem e do bom senso vem prevalecendo, ainda que tenha contrariado alguns interesses ideológicos e projetos de poder de algumas autoridades.