PDDU de Vitória da Conquista, já contabiliza expressivo conteúdo para sua efetiva formatação.

Foto Elais Flavio Da esquerda p direita: Nelival Sá, Gildásio , Nelma, Ebenezer e José Antônio

 Em uma “Roda de Conversa” da pauta do programa jornalístico “Conquista Agora”, que compõe a grade de programação da (Rádio Melodia 87,9 FM).  Programa que é apresentado pelo jornalista e publicitário Gildásio Amorim Fernandes e o comunicólogo Nelival Sá. Trouxe à luz, a discursão da instituição de uma atualização no antigo PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Na bancada do programa, estiveram presentes como convidados: o Secretário de Obras e Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista, Engenheiro Civil, José Antônio, a Inspetora do CREA Engenheira Civil, Nelma Moraes, e o também Engenheiro Civil, Ebenezer Fagundes, diretor da Rádio Melodia.

Na abordagem inicial da programação, o jornalista Amorim, argumentou que o PDDU é Instituído por lei municipal e para a instituir o novo PDDU, é necessário uma deliberação e aprovação da Câmara de Vereadores. O plano é obrigatório para cidades que tem uma população acima de 20 mil habitantes, e a sua finalidade é exatamente, criar mecanismos para ordenar e planejar o crescimento das cidades, estabelecendo regras para as suas diversas áreas e, por isso, é dependente da aprovação na Câmara de Vereadores, o plano é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes e tem como objetivo ordenar o crescimento da cidade, além de planejar esse desenvolvimento. É o PDDU que define regras para diversas áreas e setores de um município, como por exemplo: Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos básicos, Meio Ambiente e Cultura, etc.

A prefeitura de Vitória da Conquista, criou o seu primeiro PDDU há mais três décadas, e ao logo desses anos poucas alterações aconteceram. No início deste ano, O Prefeito Herzem Gusmão contratou uma Fundação para elaborar esta nova e atualizada feição do PDDU.

O Secretário de obras e infraestrutura José Antônio afirmou que desde o início da gestão do prefeito Herzem Gusmão, o governo já vinha se preparando para dar os primeiros passos para criar o novo PDDU. Então! O Prefeito designou a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), para realizar o planejamento estratégico da cidade e providenciou a instalação do Grupo Administrativo do PDDU, composto por 64 servidores municipais, nomeados pelo Decreto nº 18.889, que acompanharão o processo de elaboração do plano.

Na primeira reunião, realizada no auditório da Rede de Atenção, a equipe da FEP apresentou a finalidade, os produtos e o plano de trabalho a ser aplicado no novo PDDU. Outro assunto em pauta foi a formação do GA do Plano Diretor do Distrito Aeroportuário (PDAP). O Secretário ainda acrescentou que, como é algo que vai nortear o desenvolvimento urbanístico do município, audiências públicas estão sendo realizadas, tanto na zona urbana como na rural. Essas exigências fazem parte das normas estabelecidas por lei para a composição e montagem de um PDDU.

A Engenheira Nelma Moraes, ressaltou a importância, das pessoas participarem dessas plenárias, por que a partir da observação do cidadão é que será montado o PDDU. Ela também, solicitou e convidou que os engenheiros, arquitetos e demais profissionais que atuam na área em Vitória da Conquista, contribuam com a construção deste plano, pois ele será o responsável pela definição de vetores de crescimento e desenvolvimento da cidade.

Portanto, todo o mecanismo exigido para a formatação do PDDU de Vitória da Conquista, já contabiliza expressivo conteúdo para sua efetiva formatação. A comissão  designada pela PMVC para este fim, já realizou inúmeras reuniões   na zona urbana e rural.  E todos setores que compõem o Desenvolvimento Econômico, de Serviços e Urbanos básicos, Meio Ambiente e Cultura e Social etc, estão contribuindo com sugestões e posicionamentos acerca do que seja ideal para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista. E após a conclusão do mesmo, o prefeito encaminhará para Câmara de Vereadores para votação. E o projeto se tornará Lei.