08 de agosto de 2020

(77) 98833-0195

Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado em audiência pública

Com o objetivo de orientar o poder público sobre ações de saneamento básico em Vitória da Conquista nos próximos 30 anos, a Prefeitura Municipal está concluindo o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Como parte desta etapa final, foi promovida, na tarde desta quinta-feira (23), uma Audiência Pública. O evento, realizado por videoconferência, contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, além de técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição contratada para elaboração do plano.

Na ocasião, o prefeito Herzem Gusmão destacou que o PMSB é um marco histórico para a cidade. “Encontramos em Vitória da Conquista um plano ultrapassado e nós tínhamos que pensar em estratégias para projetar o município de forma organizada”. O gestor lembrou ainda que o plano foi fundamental para renovação do contrato com a Embasa. “Vamos receber mais de 100 milhões; e 30 milhões estarão sendo utilizados na restauração do Vale do Rio Verruga, com a implantação de um parque na cidade”, completou.

Técnico da FIPE, o professor e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Antônio Eduardo Giansante, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa do trabalho. “Até 2033 Vitória da Conquista tem que universalizar o acesso à água e à coleta de esgoto e felizmente o município está nesse caminho; é o que aponta o plano”, enfatizou.

Durante a audiência, foram apresentados os resultados do PMSB obtidos nos últimos 14 meses. O documento conta ainda com um diagnóstico da realidade no sistema de água tratada, no esgotamento sanitário, nos resíduos sólidos (lixo) e na drenagem urbana do município.

Essas informações deverão nortear as ações futuras, visando a melhoria da qualidade desses serviços públicos. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, lembrou que a iniciativa contou com a participação popular, por meio de reuniões, oficinas e consulta pública.