População de Conquista aprova as medidas tomada pela prefeitura, que suspende algumas atividades na cidade e na zona rural. Em prevenção ao Covid-19.

Em Vitória da Conquista ao todo já foram registrados mais de 15 casos suspeitos, e com sintoma similar ao vírus Covid-19, e  que recorreram  aos postos de saúde e hospitais,  dos quais, 9 foram descartados e 6 continua em análise laboratorial. Sendo, portanto, que até o momento nenhum caso foi registrado oficialmente confirmando de que, alguém tenha contraído o Coronavírus. (Covid-19).

O prefeito de Vitória da Conquista,  Herzem Gusmão, (MDB), após consultar setores de saúde pública do município e analisar o que   vem ocorrendo no cenário estadual, nacional e internacional definiu pela publicação de Decreto que suspende algumas atividades na cidade e na zona rural. E, após conceder entrevista nos principais veículos de comunicação da cidade, justificando as medidas adotadas se reuniu com seu secretariado para traçar e ampliar as estratégias de prevenção da população do município.

Com a publicação do  Decreto 20.190 de 16 de fevereiro de 2020 que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação da população conquistense, publicado nesta segunda (16) no Diário Oficial do Município, começam a partir da próxima quarta-feira (18) e define que:

  • Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e de estabelecimentos privados de ensino que atuem no município, incluindo universidades e faculdades particulares, terão as aulas suspensas por um período de 15 dias, que poderão ser prorrogáveis.
    2- A concessão de férias dos profissionais de saúde e de cargos de importância estratégica e essencial, a exemplo do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Serviços Públicos, estarão suspensas por um período de 30 dias, prorrogáveis.
    3- Todas as inaugurações serão feitas sem a presença de público até que se determine o contrário.
    4- Não aprovação de realização de todos os eventos que reúnam cem ou mais pessoas que dependam de autorização do Poder Público Municipal pelo prazo de 30 dias prorrogáveis.
    5- Estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis, os deslocamentos para fora do município de pacientes que estejam em tratamento eletivo.
    6- Estão suspensas para os usuários as atividades do Centro de Convivência do Idoso. O prazo é de 15 dias prorrogáveis.

“A Covid-19 atinge mais de 100 países de cinco continentes, já infectou acima de 150 mil pessoas e o número de mortes ultrapassa os cinco mil mortes em todo planeta. Na semana passada, a doença foi declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde”.  E para tanto, é esperado que todas as pessoas façam valer as determinações e posicionamentos estabelecidos pelos órgãos governamentais, a fim de que possam se proteger, uns aos outros, e que não deixa o precário sistema de saúde do pais se tornar um caos.