16 de junho de 2019

(77) 98833-0195

Pré-Vestibular Quilombola aprova 21 estudantes em diferentes cursos superiores

“’O cursinho me ajudou bastante, não somente nas matérias, mas também na descoberta do que eu queria cursar, quando cheguei aqui Psicologia era a minha segunda opção, mas no contato diário com alunos e professores eu acabei tendo certeza do que eu queria”, declarou Iago Carvalho, 19 anos. Morador da comunidade quilombola Lagoa Torta dos Pretos, no município de Anagé, Iago foi um dos 21 alunos matriculados no Pré-Vestibular Quilombola aprovados em cursos de nível superior.

Além dos vestibulares em diferentes instituições públicas e privadas, várias aprovações foram possíveis graças às notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este foi o caso de Iago, aprovado em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O Pré-Vestibular Quilombola tem se firmado como uma importante ferramenta de auxílio para o ingresso de jovens quilombolas e de baixa renda no Ensino Superior”, destacou o coordenador municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Beto Gonçalves. O coordenador ressaltou ainda a ampliação do número de vagas, já que as aulas eram ministradas somente no curso matutino e foi criada uma nova turma com aulas à noite.

Denilson e Iago: estudantes estão entre os 21 aprovados

O curso conta com aulas ministradas por professores voluntários e professores ligados a Secretaria Municipal de Educação, além de uma coordenação pedagógica, responsável pelo acompanhamento das ações e reuniões com os docentes. Aulas de campo também foram promovidas durante o ano.

Para o estudante Denilson Soares, aprovado nos cursos de História e Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o cursinho contribuiu para a perseverança nos estudos. “Às vezes a gente se desmotiva porque apenas vir para a aula não é o suficiente, você tem que estudar em casa também, e aqui eu encontrava esse incentivo para não desitir”, ressaltou.

Confira a lista de alunos aprovados