26 de maio de 2022

(77) 98833-0195

Prefeita de Conquista  aciona força-tarefa para atender atingidos pela chuva e alerta sobre risco de desabamento de barragens

Em razão da situação de emergência causada pelas fortes chuvas que afetam o município de Vitória da Conquista, a prefeita Sheila Lemos convocou uma reunião da força tarefa que está atuando nas regiões atingidas e determinou ações imediatas para ajudar as famílias prejudicadas, entre os quais definição de pontos para receber desabrigados e para recepção de donativos, como roupas e, principalmente, alimentos.

A prefeita Sheila convocou uma reunião da força tarefa nesta manhã

Além disso, preocupada com o risco de rompimento de açudes e barragens, com ameaça à diversas localidades, não apenas no município, Sheila Lemos pediu ajuda à imprensa e fez articulações com autoridades federais e estaduais, no sentido de avisar às populações das áreas sob risco e colocar em prática planos de prevenção e apoio no caso de confirmação dos rompimentos e danos para moradores, estradas e imóveis.

Várias localidades da zona rural já estão sofrendo com alagamentos, provocados por quebras em barragens e açudes. Uma das situações mais preocupantes é da barragem, da Fazendo Beija-Flor, localizada às margens da BA 263, onde é iminente o risco de rompimento. O reservatório já está sangrando após receber, segundo os proprietários, o maior volume de água desde sua construção.

As ações contam com o apoio da Polícia Militar

“Já temos muitos locais que a água de reservatórios invadiu e estamos atuando nesses pontos, mas, agora, quero fazer um apelo às pessoas para evitarem trafegar nas regiões alagadas ou ameaçadas pelas barragens que podem se romper, em especial a da Fazenda Beija-Flor que, se Deus livre e guarde romper, vai causar muitos estragos em todas as localidades do entorno da BA 263, na região dos rios Verruga e Periquito”, alertou a prefeita.

ABRIGOS NAS ÁREAS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE RISCOS DE ALAGAMENTOS

• ZONA URBANA
o CAMPINHOS
 ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL CELINA ALVES
 PONTO DE APOIO: CRAS IV JARDIM VALÉRIA

o LAGOA DAS FLORES:
 ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL
 PONTO DE APOIO: CRECHE MUNICIPAL AUXENCIO DIAS DE OLIVEIRA
 COLABORADORES:

• ZONA RURAL
o CHOÇA
 ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL ROBERT KENNEDY

o CAIÇARA
 ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL CÂNDIDO

o ITAPIREMA
 ABRIGO: CVT IFBA

o PRADOSO:
 ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES DO PRADO
 PONTO DE APOIO: POSTO DE SAÚDE PRADOSO

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS

ZONA LESTE
• ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO BATISTA (URBIS I)
• PONTO FOCAL: IDELCI (DIRETORA)

ZONA OESTE
• CAIC – CENTRO MUNICIPAL PAULO FREIRE (URBIS IV)
• PONTO FOCAL: JUTAHY (DIRETOR)

CENTRO
• GINÁSIO DE ESPORTES RAUL FERRAZ
• PONTO FOCAL: ALECXANDRE MAGNO

ZONA SUL
• CRECHE PRÓ INFANCIA – HELEUSA CÂMARA
• PONTO FOCAL: GELMA (DIRETORA)