Prefeitos dos municípios de Tanhaçu e Vitória da Conquista visitam as unidades  da rede Municipal de ensino, em Tempo Integral, de Brumado.

 

Foto Janine Andrade | Agora Sudoeste

 

O Prefeito do Município de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) se orgulha, e com razão, com as proezas que vem conquistando em seu município, com a instalação de Escolas em Tempo Integral: (ETIs). Às quais já vem obtendo somando significativos êxitos, com resultados surpreendentes, na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em geral. Sobretudo na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2007.(1) Sendo um dos mais expressivos do sudoeste baiano, com nota 6,1 nas séries do ensino fundamental.

Fato aliás, que vem despertando a atenção dos gestores do “ensino” da região sudoeste, que recorrem ao município de Brumado, para conhecerem de perto a experiência adotada com as ETIs – Escolas em Tempo Integral, instaladas na rede de Educação do Município de Brumado.

O Prefeito anfitrião, Eduardo Vasconcelos recebeu no início desta semana, segunda-feira, 18 de novembro de 2019, os prefeitos de Vitória da Conquista e Tanhaçu, respectivamente, Herzem Gusmão e Jorge Teixeira, acompanhados de membros de suas equipes, que visitaram as ETIs – Escolas em Tempo Integral. Na zona Urbana e Rural.

 Acompanhados do prefeito Eduardo Vasconcelos, da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde, os dois gestores estiveram nas escolas Clarice Morais, Idalina Azevedo e Maria Iranildes, na zona urbana, além da escola Manoel Fernandes, que fica no Distrito de Ubiraçaba, podendo portanto, conhecer e avaliar a qualidade e os detalhes das instalações das escolas e do cardápio balanceado que é oferecido aos alunos. Os gestores não pouparam elogios ao que observaram e expressaram que irão “importar”, e adotar o padrão de excelência para ser implantado em seus municípios. O prefeito Eduardo Vasconcelos agradeceu a visita e fez várias observações sobre toda a trajetória que levou o município a ter todas as suas escolas em tempo integral.

 A Prefeitura de Conquista através da Secretaria de Educação, vem  implementado várias medidas para melhoria da qualidade do ensino, inclusive buscando novos modelos e experiência adotados em outros municípios, mas, ainda não tem alcançado êxitos.  Embora o governo diga que os resultados de todo o empenho  esforços tem sido positivos, como o da melhoria da nota do Ideb, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 4,1 passando para  4,7 no Edeb 2017.

A Prefeitura de Vitória da Conquista através da sua Secretaria de Educação, onde o Secretário Esmeraldino Correia, vem implementando várias medidas para melhoria da qualidade do ensino, inclusive buscando novos modelos e experiência adotados em outros municípios, mas, ainda não tem alcançado todos os êxitos esperadosReconhecendo o governo que os resultados de todo o empenho e esforços têm sido positivos, como o da melhoria da nota do IDEB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 4,1 passando para 4,7 no IDEB 2007.

O governo municipal de Vitória da Conquista, “nas pessoas de seu Prefeito e seu Secretário de Educação”, também busca alcançar índices maiores na qualidade da educação fundamental em nosso município.

Nota (1)

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

 

Nota(2)

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos IDEBs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino fundamental.