05 de mar�o de 2024

(77) 98833-0195

Prefeitura acende tradicional iluminação natalina e confirma programação musical na Nove de Novembro a partir do dia 14

Cíntia e Catarina

O Natal Conquista de Luz começou oficialmente na noite deste sábado (2), com a solenidade de acendimento das lâmpadas na Praça Tancredo Neves e o anúncio dos shows na Praça Nove de Novembro, que terão início no dia 14 e seguem até 23 de dezembro.E assim que as microlâmpadas foram acesas, dando formas e cores a símbolos típicos do Natal, os olhos da servidora pública Cíntia Oliveira, literalmente, brilharam de encantamento pelo que via. Esta foi a primeira vez em que ela participou do acender das luzes, promovido pela Prefeitura.

“Foi muito lindo. Fiz questão de participar desse primeiro momento. Anteriormente, eu só vinha depois que as luzes já haviam sido acesas. E hoje, vendo essa magia acontecer foi surpreendente. Quando tudo aconteceu, o brilho parece que veio de dentro de mim também. Conquista merece! Eu amei demais”, assegurou Cíntia, acompanhada da filha Catarina.

O já tradicional ato de acender as luzes natalinas na praça marca o início do Natal Conquista de Luz. “É uma alegria enorme estar mais um ano aqui acendendo as luzes do Natal. É uma noite de muita emoção para todos nós porque nos remete ao renascimento de Cristo em nossos corações. Que este seja um Natal de luz pra essa cidade que brilha por todos os cantos, brilha com tantas obras e ações do Governo Municipal e com seus conquistenses e conquistados”, desejou a prefeita Sheila Lemos.

Representando o secretário municipal de Cultura, Xangai, o coordenador de Cultura, Alecxandre Magno, agradeceu a todas as secretarias envolvidas na realização do evento e fez um pedido: “peço que todos vocês nos ajudem a preservar esse espaço para que a gente não tenha vandalismo, para que a gente aproveite cada minuto”.

Também presente na cerimônia, o presidente da Câmara Vereadores, Hermínio Oliveira, disse: “Aqui ficou igual ao Brilha Conquista, que está iluminando a cidade, fazendo a noite virar dia. A iluminação natalina da praça está de parabéns!”.

Novidades e shows confirmados – Ainda durante o evento, a prefeita fez questão de reforçar que, este ano, o Natal Conquista de Luz traz como novidade a iluminação natalina nas praças principais dos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim. Somado a estes locais, o brilho natalino também será levado ao Parque Municipal Lagoa das Bateias.

Além disso, Sheila confirmou: de 14 a 23 de dezembro, a programação musical do evento está garantida na Praça Nove de Novembro. “Teremos nove dias de muita festa na nossa praça, com apresentações dos nossos artistas locais, que passaram na pandemia por tempos muito difíceis e porque entendemos que devemos incentivar a nossa cultura local”, reforçou.

Aprovação popular – Voltando o olhar para a iluminação da Tancredo, não foi apenas Cíntia quem a aprovou. Outra servidora pública, Maria Madalena Abreu, também enalteceu a decoração. “Foi a coisa mais linda e emocionante que já vi! Na hora em que acendeu aquelas luzes, o clima do Natal tomou conta. A praça está a coisa mais linda”, disse enquanto admirava o presépio que este ano, homenageia o primeiro presépio da humanidade.

Quem concorda é a líder comunitária Luana Moreira. Acompanhada dos filhos, ela esperava com ansiedade para ver o resultado do trabalho feito a muitas mãos pelos 20 servidores municipais de diferentes secretarias. “Quando cheguei, queria ver logo as luzes e, realmente, está muito linda, bem iluminada. Trouxe meus filhos para criar essa memória e eles gostaram do que viram. Quero parabenizar o governo”, afirmou.

Mas, o Natal Conquista de Luz não é apenas bom para quem admira a iluminação. Ele também impacta em quem consegue, a partir dele, obter uma renda extra como é o caso do ambulante Pedro Silva. Ele vende água mineral, água de coco e algodão doce no local e espera ver as vendas crescerem neste período. “É muito bom esse movimento, essas apresentações porque trazem renda pra gente, e todo dinheirinho a mais que entra é bem-vindo”, observou.

Ainda durante a solenidade, apresentaram-se a “Banda de Música Maestro Alvinho e o Terno de Reis Março São Sebastião Estrela Dalva.

A iluminação natalina da Praça ficará acesa até o dia 6 de janeiro (Dia de Santo Reis), de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22 horas. Nos finais de semana, o horário se estende até as 23 horas.