Prefeitura de Conquista, em parceria com a da capital baiana,  busca inovar através de  cooperação técnica, para atender as demandas locais.

A prefeita Sheila Lemos , assim que tomou posse ajustou o lema de sua gestão, como: de Governo para Pessoas. E para isso, foi ajustando a  gestão a seu estilo e modo de operar. E para isso, fora feita inúmeras parcerias a fim de implementar estes ajustes e inovações para o seu governo.

Neste mês de junho, especialmente dia 16, foi realizada um grande evento no auditório Lúcia Dórea (Cemae), com a participação do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto, o prefeito Bruno Reis, o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, e outras lideranças políticas, quando foi assinado  o termo de cooperação técnica com a prefeitura de Salvador. Através de um programa denominado de “Ouvindo Nosso Bairro”.  Que propõem empreender esforços no sentido de diminuir ao máximo o tempo entre a elaboração do projeto e a sua aplicação.

Este  programa: “Ouvindo Nosso Bairro”  já vem sendo executado pela  prefeitura de Salvador, com absoluto sucesso.

Segunda a gestora de Conquista,  o projeto Governando com as Pessoas tem o objetivo de desenvolver mecanismos de participação popular efetiva, e esta nova ferramenta vai  facilitar  as consultas  realizadas nos bairros de Vitória da Conquista.

Segunda a prefeita  Sheila Lemos, a metodologia  partirá do seguinte principio: “Cada cidadão poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro. As mais votadas seguem para análise técnica e de viabilidade econômica. Superada esta etapa, há a aprovação das sugestões viáveis. Em seguida, uma votação totalmente digital é feita para escolher as três principais obras possíveis de serem executadas, e a Prefeitura entra em ação.”. Ponderou Lemos.

Ainda segundo a gestora, “a vantagem deste método é a otimização dos recursos e a democracia participativa efetiva, diferente de modelos poucos práticos, em que uma grande quantidade de reuniões acontece sem que haja um plano participativo efetivo. O propósito é ouvir o cidadão e executar aquilo que é mais urgente na visão dele”. Considerou Sheila Lemos.

No encontro ficou ajustado, de que as respectivas  secretarias de Governo de ambos os municípios definirão os  representantes para que possa  montarem um plano de ação e trabalho para coletar as primeiras informações para desenvolver o programa em Vitória da Conquista.