Prefeitura de Conquista exige higienização em ônibus que atuam no sistema de transporte público na cidade, e não se posiciona em relação aos veículos clandestinos, que também utilizam do sistema de forma irregular.

 

 

A Prefeitura informou que as empresas de ônibus coletivo urbano passam, a partir desta terça-feira, 17, a fazer higienização vigorosa em todos os seus veículos de passageiros que trafegam em Conquista.
O mesmo não se aplica aos mais de mil veículos clandestinos – entre vanzeiros, automóveis, aplicativos (Uber e 99) e táxis, além de 300 “ligeirinhos” (automóveis que fazem linhas, mas que não são aplicativos ou táxis) – que circulam em lotação por todos os bairros da cidade, aumentando os riscos de se contaminação em condutores e usuários.

Sobre a higienização apenas em ônibus, a Prefeitura destaca, em nota, que “a decisão foi tomada pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB) após reunião realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana no final da tarde de ontem”.

A Viação Cidade Verde por anos divulga entre muitos vídeos institucionais seus padrões. Em meio a estes há um em que que trata exatamente do padrão de higienização da frota muito antes da crise global do coronavírus. (VEJA ABAIXO). A Viação Rosa, outra empresa que atende usuários do transporte coletivo, não se manifestou sobre as medidas.

Os veículos devem circular com todas as janelas abertas para ampliar a ventilação interna e promover. Isto foi determinado e, em caso de descumprimento, a população pode cobrar do motorista ou denunciar à Coordenação de Transportes”, completou. Mais uma vez, nada foi exigido sobre os clandestinos, embora legislação federal classifique como crime tal atividade.TVsudoestedigital