Prêmio Elson Galdino é entregue ao Complexo Escolar, do Círculo Integrado do Pradoso – que são compostos por seis Escolas da Rede Municipal.

 fo
Em sua primeira edição, o Prêmio Elson Galdino foi entregue ao Círculo Escolar Integrado do Pradoso, composto por seis escolas, pelo destaque no aperfeiçoamento da gestão, participação popular e preservação da instituição, bem como pela contribuição para a melhoria de vida da comunidade do Pradoso.

Na manhã desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou sessão solene para entrega do Prêmio Elson Galdino, instituído para homenagear instituições públicas que se destacam em Vitória da Conquista. O projeto de lei foi uma iniciativa do mandato do vereador Ademir Abreu (PT).

Em sua primeira edição, o Prêmio Elson Galdino foi entregue ao Círculo Escolar Integrado do Pradoso, composto por seis escolas, pelo destaque no aperfeiçoamento da gestão, participação popular e preservação da instituição, bem como pela contribuição para a melhoria de vida da comunidade do Pradoso.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), enalteceu a iniciativa da Câmara em reconhecer o serviço público, incentivando o servidor a colaborar para o bom andamento das atividades que envolvem a comunidade. O presidente destacou ainda que o projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que reconhecem a história de luta de Elson Galdino e a importância de valorização do funcionalismo público.

O vereador Ademir Abreu destacou a importância do serviço público para a população, ressaltando que é o maior patrimônio de uma nação, pois, se bem utilizado, a sociedade pode se tornar mais justa e igualitária. Segundo o parlamentar, a iniciativa de criar o Prêmio Elson Galdino surgiu para valorizar os serviços que têm destaque e que valorizam os funcionários públicos em Vitória da Conquista. “Pensando em alguém que pudesse representar os servidores públicos, escolhemos Elson Galdino para dar nome ao prêmio, pois ele é um filho de Vitória da Conquista, que teve uma trajetória de luta que é referência para todos os que querem uma sociedade mais justa”.

Ainda em sua fala Ademir Abreu falou que o município vive um momento especial no serviço público, e parabenizou o Círculo Escolar pelo trabalho realizado em prol da sociedade. “Estamos homenageando o Círculo Escolar Integrado do Pradoso pela atenção dedicada aos alunos, pelo cuidado com o espaço físico, pelo empenho dos profissionais na formação dos discentes, além da participação da comunidade”, disse, destacando o crescimento das escolas que compõem o Círculo em 0,6% no resultado do IDEB.

O coordenador de Habitação Popular, José Cerqueira, emocionou-se ao falar de Elson Galdino, seu antigo companheiro de luta. “Não é qualquer pessoa que tem coragem de lutar nesse país, e Elson teve muita coragem para conquistar melhorias para os servidores”, disse, parabenizando a homenagem, que, segundo ele, é uma forma de estender o reconhecimento a instituições que prestam relevantes serviços a Vitória da Conquista.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista/Sinserv, José Marcos, falar de Elson Galdino é uma emoção. “O que nós servidores somos devemos a Elson. Sabemos de cada dificuldade que passamos, mas hoje o Sinserv é o maior sindicato do norte e nordeste, e atua em 32 cidades. Elson Galdino para mim não morreu e sempre vai continuar vivo, porque a minha história é a história dele e de toda a sua família”. Ainda em sua fala José Marcos reconheceu que ainda há muito a ser feito em benefício dos servidores, mas ressaltou que muitos foram os avanços que ocorreram a passos largos.

Representando a Secretaria de Educação, Mozart Tanajura afirmou que, a homenagem da manhã além de ressaltar a história de um homem do povo e fala de uma educação voltada para aprendizagem, envolvendo toda família e comunidade. Mozart ainda parabenizou a direção por desenvolver um brilhante trabalho educacional nas dez comunidades que envolvem o Círculo Escolar do Pradoso.

Nélia Oliveira Rocha, diretora do Círculo Escolar do Pradoso, destacou os 53 anos de história de trabalho do processo educacional das comunidades envolvidas, processo este que contou com a contribuição dos demais colegas, e comemorou o salto considerável no desempenho avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb, criado em 2007. Destacou ainda que as escolas estão equipadas favorecendo o bom rendimento escolar. “A gestão só deu certo porque houve parceria, cumplicidade e harmonia dentro do grupo. Portanto, este prêmio é de todos nós”.

A diretora apontou oito áreas importantes para uma gestão integradora com um olhar para o todo – área pedagógica, parte que traça o “raio x da escola”; gestão administrativa, pois envolve todas as repartições da escola, entendendo que cada unidade faz parte do processo, criando a cultura da eficiência; gestão financeira, suporte para as áreas anteriores; Infraestrutura, que contribui com o sucesso educacional dos alunos. Comunidade escolar, que proporciona um bom ambiente de trabalho, com coesão da equipe; relações pessoais; gestão dos resultados escolares; gestão do relacionamento com a rede, estabelecido em processos dinâmicos de interação com a comunidade.

Gidelson Felício, representante do prefeito Guilherme Menezes, o Círculo do Pradoso é uma comunidade que está empenhada em transformar as crianças através do processo educacional. Felício afirmou que o Prêmio Elson Galdino é uma meritocracia àqueles que trabalham dentro da estrutura pública para o êxito da comunidade. Cumprimentou a família de Elson Galdino, a quem considera uma figura de um homem destemido e libertário. “Elson era uma liderança carismática que não fazia questão de ser a liderança principal. Elson foi uma referência”, afirmou.

O filho de Elson Galdino, Matheus Galdino, falou sobre a história do pai, e disse que o prêmio é uma justa homenagem ao militante. “Meu pai não foi apenas um militante sindicalista e libertário, mas em qualquer lugar que ele ia ele tinha uma atuação diferente. O principal para ele era buscar o bem do outro, o que vai na contramão do que a sociedade prega hoje, que é o egoísmo”. Matheus Galdino destacou que a herança deixada por seu pai foi a humildade, honestidade e honra, e disse que talvez seja de homens como ele que o Brasil e que Conquista necessita para ser melhor. “Ele não tinha ânsia de poder, ele tinha ânsia de lutar. Essa homenagem é um momento de esperança de que surjam mais “Elsons Galdinos” no mundo”.

Vereadores destacam importância do Prêmio Elson Galdino

O vereador Álvaro Pithon (DEM) falou em nome da Bancada de Oposição parabenizando a iniciativa do vereador Ademir Abreu em memorar os tempos da Emurc e o trabalho dos seus funcionários. “Elson sempre foi uma liderança nata. Todos os ex-colegas se sentem honrados em ter convivido com este grande homem”, afirmou.

Em nome do Bloco Parlamentar, o vereador Joaquim Libarino (PCdoB) parabenizou a iniciativa e afirmou que a homenagem é mais do que justa, pois Elson Galdino foi um cidadão que deu início a um importante processo de luta na cidade. Destacou ainda a luta dos vereadores por uma quadra poliesportiva no Povoado do Pradoso e outra no Povoado do Baixão.

O líder do Governo na Câmara, vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), parabenizou a iniciativa do Prêmio Elson Galdino por reconhecer a importância da atuação do militante para o município, e por homenagear o trabalho do Círculo Escolar do Pradoso. Segundo o parlamentar, a premiação às escolas reforça o compromisso do Governo Municipal com a educação do município. “Vocês alunos, não são somente o nosso futuro, vocês já são o presente que mostra que as políticas públicas têm dado certo”.

Ainda em sua fala Florisvaldo destacou o desenvolvimento do Pradoso, e ressaltou que a Administração Municipal vem lutando para que políticas públicas cheguem a todas as comunidades. O vereador ainda lembrou que a partir do dia 10 de novembro o Programa Nacional de Habitação Rural será assinado para beneficiar regiões próximas ao Pradoso.