Presidente Lula visita a Bahia sem poder fazer campanha

lula-300x259

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda na Bahia nestas quinta e sexta pela primeira vez desde o início oficial da campanha eleitoral. Em Salvador, será homenageado com a Medalha 2 de Julho. Já em Feira de Santana, participará do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar e da inauguração de um conjunto habitacional.

Tecnicamente, o governador Jaques Wagner (PT) só poderá estar com o presidente Lula na homenagem em Salvador e no evento da agricultura familiar, pois a legislação eleitoral veta a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

O próprio adversário de Wagner, o candidato do PMDB ao governo Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Integração Nacional de Lula e que mantém boas relações com o presidente, poderia aparecer nos dois eventos nos quais não haverá inauguração, mas não respondeu se irá. “Estou vendo a questão da lei eleitoral com minha assessoria, se poderei participar”, afirmou.

Negou que sua ausência pudesse render dividendos eleitorais para Wagner. “Ele, como governador, tem o dever de receber o presidente. Eu quero é debater projetos”, respondeu Geddel.
Também o senador César Borges (PR), que faz parte da base de sustentação de Lula mas apoia Geddel no Estado, estava indeciso sobre sua participação. “Tenho que ter cuidado para não confundir o povo”, explicou, referindo-se a participar de um evento onde também estará o atual governador.

A entrega da Medalha 2 de Julho, será as 19 horas desta quinta, no Palácio Rio Branco. Após o evento há a possibilidade de Lula jantar com o governador no Palácio de Ondina.

Feira – Nesta sexta, Lula seguirá para a cidade de Feira de Santana para discursar no II Encontro Nacional de Agricultura Familiar na Estação da Música.

O evento é promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil. Estará acompanhado pelo governador. Logo depois, vai inaugurar um conjunto habitacional sem Wagner, que estará na caminhada promovida pelo PT no centro de Feira de Santana.

Colaborou o repórter Aguirre Peixoto*
Biaggio Talento, da Agência A TARDE*