08 de maio de 2024

(77) 98833-0195

PT baiano avalia cenário e pretende definir rumos para 2016

fonte tribuna da bahiaTRIBUNA DA BAHIA

Avaliação da imagem do partido, no cenário nacional e estadual, após escândalo da Petrobras, também está na pauta.

Hoje, a Executiva Estadual do PT deve se reunir em encontro no Hotel Fiesta, a partir das 9 horas, para discutir e aprovar o planejamento estratégico deste ano e avaliar os resultados da legenda em 2014. No mesmo dia, às 18h30, o diretório irá se reunir com os presidentes da legenda das 35 maiores cidades baianas, entre elas Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Camaçari.

Na pauta, petistas pretendem discutir ainda a articulação de alianças com vistas ao fortalecimento da base para a disputa pelas prefeituras em 2016. De acordo com o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação (foto), a conjuntura nacional também será debatida com os petistas, com o propósito de levar questionamentos e proposições para a segunda etapa do 5º Congresso Nacional do partido, que será realizado em Salvador, de 11 a 14 de junho. No encontro de hoje, não haverá participação das 12 legendas aliadas ao governo de Rui Costa.

“Vamos planejar as ações do PT para o ano de 2015, e já finalizar as estratégias do ponto de vista de 2016. Não pretendemos entrar em assuntos mais específicos, não”, disse, ao ser questionado se assuntos delicados, como a situação entre os petistas Luiz Caetano e Ademar Delgado, atual prefeito de Camaçari, deverão entrar na pauta.  Ainda conforme Everaldo, o diretório estadual irá orientar os diretórios municipais para que comecem a construir o cenário de 2016. “Vamos estabelecer algumas atividades para os diretórios municipais começarem a construir cenários futuros. Qual o quadro político de cada região, procurar saber quem são os atores que influenciam as articulações políticas, quem hoje já é aliado, e quem pode ser um possível aliado”, explicou.

Já nos bastidores, se fala que os petistas não deixarão passar em branco outros temas considerados importantes, como o descontentamento com o posicionamento do governo estadual em cidades onde membros da sigla pretendem concorrer com aliados.  Tampouco pretendem deixar escapar a falta de diálogo do governador e agentes da Secretaria de Relações Instititucionais com a Câmara de Vereadores de Salvador. A terceira capital do país, desde as eleições diretas, não é administrada por petistas ou aliados. O objetivo do PT será traçar métodos para ganhar a disputa que travará em 2016 com o prefeito ACM Neto (DEM), que tentará a reeleição. Uma das estratégias do PT seria pulverizar sua base aliada para que saiam mais de três candidatos à Prefeitura de Salvador, aumentando as chances de segundo turno e enfraquecendo o atual alcaide, que depois do Carnaval deste ano saiu com a popularidade em alta.

Segundo Everaldo Anunciação, a reunião vai dar início a uma jornada de encontros para fortalecer as articulações. “Em Salvador sabemos que o PT tem legitimidade, perdemos com diferença pequena em 2012, os nomes de Valmir e Gilmar são sim ventilados, mas também não estamos tendo como regra única de lançar candidatura pelo PT”, disse à Tribuna da Bahia, no final de fevereiro. Ele acrescentou ainda que não há, oficialmente, nenhuma posição definida.

Nacional

Integrantes do PT afirmam que não deixarão passar, na reunião de hoje, o debate sobre o cenário nacional, onde a presidente Dilma Rousseff sofre fragorosa perda de credibilidade diante dos ajustes fiscais e arrochos com os trabalhadores. Segundo eles, as medidas tempestivas têm surtido efeito negativo nos municípios baianos e a possibilidade de derrotas de chapas petistas por conta do cenário nacional não é descartada. Também serão discutido as estratégias que o PT deve tomar para evitar grandes estragos com a manifestação que está sendo marcada para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff no dia 15 de março, próximo domingo. No último domingo, a presidente foi alvo de um panelaço ocorrido em 15 capitais do País. De suas varandas e janelas, grupos de moradores bateram nas panelas durante a transmissão em rede nacional do pronunciamento de Dilma feito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.