Quadro de Alencar continua estável

Vice-presidência

dla_23dez2010

Vice-presidente segue internado na UTI, mas sangramento gástrico está controlado

O estado de saúde do vice-presidente José Alencar segue estável neste domingo. Alencar continua internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês em estado grave, mas a hemorragia gástrica está controlada. O vice-presidente não apresenta sangramento intestinal desde a noite deste sábado e continua sendo medicado e fazendo hemodiálise. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, não há previsão para a divulgação de novo boletim médico.

O vice-presidente José Alencar deu entrada na emergência do Hospital Sírio-Libânes na quarta-feira, com quadro de hemorragia digestiva grave, e foi submetido a uma cirurgia de emergência. A equipe médica, na ocasião, não conseguiu interromper o sangramento devido a intensa aderência do intestino de Alencar. Desde então, o sangramento vem sendo controlado com medicação e transfusão de sangue e plaquetas.

Alencar havia recebido alta no dia 17 de dezembro, depois de 24 dias internado com um quadro de obstrução intestinal decorrente de tumores no abdome. O procedimento visava à retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado. Durante o período de internação, Alencar ficou alguns dias na UTI cardiológica e fez sessões de hemodiálise. O vice-presidente enfrenta um câncer na região abdominal e já realizou doze cirurgias para combater o problema.

Posse – De acordo com o médico Robero Kalil Filho, Alencar cobra insistentemente da equipe médica uma forma de ir à Brasília e participar da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo Kalil, está descartada a possibilidade de o deslocamento até a capital federal ser feito por meio de um avião-UTI, mas, dependendo da evolução do quadro clínico, Alencar poderia comparecer à posse acompanhado de uma equipe médica.