Representantes da OAS e da Embasa recepcionam vereadores e imprensa de Vitória da Conquista no canteiro de obras da Barragem do Rio Catolé

 

O Poder legislativo de Vitória da Conquista cumprindo uma de suas prerrogativas, principalmente, a de fiscalizar, programou uma viagem para o município de Barra do Choça, a fim conhecer o local  onde será construído a Barragem do Rio Catolé, ocasião que convidou a imprensa conquistense para acompanha-los.

A iniciativa foi do presidente Luciano Gomes (PL), que avalia que  este o momento importante para história de Vitória da  Conquista, não só no aspecto do montante do investimento, mas, sobretudo, no que isso vai influenciar com mais oferta de água para a população “A expectativa é que a barragem, depois de concluída, consiga resolver o problema do abastecimento de água na zona urbana e rural de Vitória da  Conquista, bem  como em alguns municípios adjacentes a cidade pelos próximos 30 anos, já prevendo o aumento populacional.” Comentou Luciano.

 

Os técnicos que atuam no canteiro de obras avaliam que nesse primeiro estágio, as empresas ACCP e Ecoenge Construtora, estão fazendo também a supressão, afugentamento e resgate de fauna e flora, com criação de um viveiro com capacidade para 45 mil mudas que serão usadas para reflorestamento das margens da barragem, num total de 5,26 hectares. A finalidade do viveiro, segundo a ACCP,  é reproduzir a biodiversidade existente na região, para atuar em dois momentos: após a construção, com a recuperação das áreas de preservação permanente, em volta do lago, com uma largura de 100 metros no entorno; e a outra condicionante do licenciamento ambiental é recuperar as áreas degradadas. O empreendimento tem também a outorga do direito de usar a água durante a obra e após, ou seja, mesmo antes de concluir a barragem a água já poderá ser utilizada. A previsão para que a Barragem esteja plenamente cheia é de seis meses.

O Valor da obra está orçado em 200 milhões e está prevista para ser entregue em 2022.

Os técnicos afirmam ainda que mais de 90% da mão de obras  será contratada no munícipio de Barra do Choça. De inicio serão contratados mais de 300 funcionários. A empresa já esta fazer o fichamento destas pessoas em um escritório na Barra do Choça.

 

 

Segundo o presidente da Câmara, a visita foi importante e muito proveitosa, porque os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e a área onde está sendo executada a barragem. “Nós fizemos o nosso trabalho de fiscalizar, de conhecer o projeto, será uma barragem grande e importante para Vitória da Conquista e região, nossa expectativa é que seja construída o quanto antes para acabar com a preocupação dos conquistenses e demais municípios que serão abastecidos pela água da Barragem do Catolé”, disse.

Também participaram da visita, os vereadores Dênis do Gás (PSC), Adinilson Pereira (PSB), Álvaro Pithon (DEM), Edivaldo Ferreira Júnior (MDB), Edjaime Rosa ‘Bibia’ (MDB), Fernando Jacaré (PT), Hermínio Oliveira (Cidadania), Jorge Bezerra (SD), Osmário Lacerda (MDB) e Valdemir Dias (PT). E imprensa presente – Jornalistas; farly Nascimento, Bliz Conquista, Wilson Brasil, Radio Melodia;  Luciane Costa, Jornal Sudoeste e Blog Expressão Bahia; Blog da Bia Oliveira; Gildásio Amorim Fernandes, Portal de Noticias a Gente Diz; Sergio, Revista Conquista Top. E demais assessores parlamentares dos edis.