Resistente à ideia do Carnaval, Rui diz que 3 milhões não concluíram vacinação na Bahia

O governador Rui Costa, em discurso realizado no início da tarde desta quarta-feira (24), em Bom Jesus da Serra, informou que três milhões de pessoas na Bahia não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19. Segundo o petista, 2 milhões de pessoas tomaram a primeira e não retornaram para tomar a segunda dores e 1 milhão de idosos não receberam a terceira dose do imunizante.

Rui tem sido resistente à liberação do carnaval em 2022 e condiciona a realização da festa ao aumento do percentual de vacinados no estado; ele também apontou que ontem a número de casos ativos da doença subiu para 3 mil – antes estava estacionado em patamar de 2,5 mil. Ontem a Fiocruz na Bahia avaliou que, para que a folia pudesse ocorrer, 90% da população baiana deveria estar vacinada contra a Covid-19.

Ainda segundo o governador, “90% de quem está indo para a UTI ou está morrendo não tomaram a segunda dose”. Rui, dirigindo-se aos prefeitos que acompanhavam a autorização de obras da rodovia BA-640 e de abastecimento de água em Bom Jesus da Serra, pediu que seja montado esquema de vacinação itinerante. “Monta equipe de vacinação com uma van e vamos vacinar”, disse o petista.

Rui Costa ainda comentou que, em recente conversa com equipe da Secretaria Estadual da Saúde, foi constatado o aumento de casos de doenças cardiovasculares. “Esse vírus causa coagulação sanguínea”, pontuou o governador, que disse haver casos de pessoas que morrem de complicações cardíacas mesmo sem ter apresentado sintomas da doença.

O governador também reiterou os efeitos de decreto assinado por ele que indica que somente poderão ingressar em unidades do SAC e nos hospitais como visitantes pessoas que tenham o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Ele também enfatizou a sugestão aos prefeitos para que façam o mesmo tipo de decreto nos municípios que administram.

“Não é direito de ninguém contaminar os outros. Isso não é direito de ninguém”, declarou o governador, antes de fazer a recomendação aos gestores municipais. Rui disse aos presentes na solenidade em Bom Jesus da Serra que já há decisão do Supremo Tribunal Federal que autoriza poderes públicos e a iniciativa privada de exigir vacinação tanto para acesso aos locais públicos quanto de servidores e funcionários.

Davi Lemos