Ribeirão do Largo realiza sua primeira Conferencia Municipal de Cultura

foto 3foto 1100_1304foto 4

O Município de Ribeirão do Largo realizou a sua  I Conferência Municipal de Cultura, evento que fara parte da etapa integrante da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia (a ser realizada em Alagoinhas, no mês de setembro) e da III Conferência Nacional de Cultura (realizada em Brasília, no mês de novembro), que debaterão como tema central: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”.

O evento foi realizado pela Secretária de Educação e Cultura, no Colégio Central, sob a coordenação de Eli Samuel Fontes. Secretário Municipal de Cultura.                                 Na pauta da programação da I Conferencia, que durou todo o dia,  foram discutidas questões relacionadas ao fomento a cultura, resgates de valores regional e criação de um fórum permanente de discursão e apoio a cultura local. E ainda, contou com algumas atividades laborais e artísticas, com a apresentação teatral do grupo de teatro. Artes Cênicas – do município  de Itambé – Ba, e a participação do grupo local de Terno de reis, “Reisado São Sebastião” – dos quais foram bastante aplaudidos, em suas respectivas apresentações.

Presentes na programação do evento; professores, diretores de escola, vereadores, o prefeito, lideranças comunitárias, lideranças políticas, ativistas  culturais  etc.

No balanço final do evento, o Secretário de Educação e Cultura do município. Eli Samuel, fez referencia da sua satisfação de ter realizado, a I Conferencia de Cultura na Cidade com tanto êxito e sendo tão bem prestigiado com a participação dos colegas professores, do prefeito Waldomiro, do ex-prefeito Paulo Luz, do presidente da Câmara de Vereadores; Izequiel Porto e, do vereador Wilson Dias, secretários de governo da ADM e, o grupo de teatro  do Município de Itambé, que prestigiou o acontecimento, realizando sua apresentação sem nenhum custo ao erário público, ao grupo tradicional de reisado da cidade e  a comunidade.

O Prefeito Waldomiro em sua fala elogiou o acontecimento e se prontificou em fazer de tudo para resgatar e apoiar qualquer ação que relaciona a educação, a cultura e, ao desenvolvimento do município. O vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Porto – diz que todos os edis, independentes de siglas partidárias, também estão empenhados, através de seus mandatos, para trazer e fazer e parlamentar  a favor do Município. O Ex-prefeito Paulo Luz, que foi gestor por três mandatos, em sua fala diz,  que o município se encontra em construção, pois, são apenas 23 anos de emancipação política, e que muitas coisas precisam ainda serem feitas. E que a participação e motivação de cada munícipe, são  imprescindíveis para que se possa concretizar importantes realizações e ações, tantos dos valores culturais, material e imaterial no Município. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural, do Município, senhor Anscário Rocha,  também pontou  acerca do acontecimento, elogiando-o, e, ressaltou, que a Conferencia pode sim, balizar como um reflexo do trabalho realizado ate então pelo prefeito e sua equipe, no município, que inclusive, tem surpreendido ate mesmo os adversários.

Na Conferência Municipal foram eleitos, em plenária, os delegados que representarão Ribeirão do Largo na Conferência Territorial de Cultura e na Conferência Estadual de Cultura, nas  seguintes categorias: 1 representante do ‘Poder Público’ e mais 1 suplente. 1 representante da ‘Sociedade Civil’ e + 1 suplente. Totalizando 4 pessoas.