25 de junho de 2024

(77) 98833-0195

Secretaria de Cultura de Conquista se reúne com representantes das forças de segurança para tratar da logística da festa do São João, o Arraiá da Conquista.

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) está com a atenção voltada para a organização do Arraiá da Conquista. Uma nova reunião foi realizada com representantes das secretarias do Governo Municipal e com as forças de segurança para tratar da logística dos festejos juninos e da atuação de cada órgão no evento.

A reunião aconteceu no Planetário Everardo Públio de Castro e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Inovação, Infraestrutura Urbana, Mobilidade Urbana, Saúde e Serviços Públicos.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Eugênio Souza (Xangai), o intuito é garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. “A gente está procurando ajustar tudo para que as pessoas venham, se divirtam e participem da festa sem danos. Afinal, o São João de Conquista é uma maravilha! Friozinho gostoso, cheio de ofertas, de quitutes, de boas bebidas, boa música, com muita alegria”, comentou.

Estrutura – Durante a reunião, o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, apresentou a estrutura do Centro Cultural Glauber Rocha – local que receberá a festa de 18 a 22 de junho. Segundo Alecxandre, este ano, o palco principal será maior e terá uma passarela, e o palco alternativo ficará na ponta oposta. O espaço contará com duas entradas para o evento, duas áreas destinadas aos sanitários femininos, além de um telão de led que será instalado na área externa do Glauber, transmitindo os shows ao vivo. “Tudo isso foi pensado a partir do que nós observamos no ano passado, e para garantir mais segurança e conforto ao público”, destacou Xande.

Segurança – O 7° Grupamento de Bombeiros Militar já sinalizou que 25 bombeiros estarão em serviço, por dia, e que o projeto está aprovado com todo aparato disponível para prevenir e dar segurança, além dos planos de contingência. Já a 78ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vitória da Conquista afirmou que o efetivo será maior nessa edição do evento e que terá câmaras de reconhecimento facial.

Reforçando a segurança, a Guarda Municipal estará presente com 90 guardas e três viaturas, e o Simtrans com 20 agentes atuando nas vias do entorno.

Conforto e bem-estar – A iluminação dentro e fora do Centro Cultural Glauber ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), que também vai cuidar da parte de limpeza do espaço. Após a instalação da infraestrutura de palcos e outros, a Defesa Civil entra com a parte de vistoria, juntamente com o Corpo de Bombeiros, para prevenir acidentes.

No que diz respeito à segurança alimentar, a Vigilância Sanitária vai realizar, antes do evento, um curso de manipulação correta de alimentos com as pessoas que vão trabalhar nessa área, e também vai atuar na fiscalização durante todos os dias de festa. A praça de alimentação contará com 60 espaços para comercialização de alimentos e bebidas típicas.

Durante todos os dias de festa, das 19h às 7h da manhã, o Centro Cultural Glauber Rocha terá posto de saúde e ambulância, com profissionais de saúde e todo aparato médico para atendimento de ocorrências.