Seminário sobre Educomunicação destaca experimentação e co-gestão dos alunos

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Educadores, comunicadores e estudantes das áreas ambiental e de comunicação passaram a última sexta-feira, 5, debatendo a Educomunicação aplicada à educação ambiental. O evento foi realizado, no auditório do Cemae, pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Secretaria Estadual de Educação e de conselhos municipais.

A promotora regional, Karina Cherubini, explicou que a ideia do seminário surgiu a partir do projeto Eco Kids e Eco Teens, que está sob sua coordenação. “O objetivo foi orientar os professores na elaboração do jornal e motivá-los a aplicar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Espero que estas discussões tragam uma nova forma de ver a Educomunicação e a Educação Ambiental”, desejou a promotora de Justiça.

Segundo o secretário municipal de Comunicação, que representou o prefeito Guilherme Menezes na oportunidade, é um desafio para os educadores trabalhar com essa nova geração que consome tecnologia antes mesmo de aprender a falar. “Mas, com certeza, a partir deste seminário vocês terão condições de usar estes recursos em sala de aula”, ponderou.

O destaque dado pelos palestrantes para a Educomunicação foi a experimentação e a gestão compartilhada. “Na Educomunicação tem que haver uma abertura muito grande para experimentar; o mais importante é o processo, não o resultado. O professor também deve dialogar com seus alunos e eles devem estar na gestão dos projetos”, comentou Marcelo Rocha, que é graduado em História e especialista em Potenciais da Imagem pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Professores de alguns municípios da região vieram participar do seminário. Um deles era Josimar Lima, que junto com outros sete colegas de Poções, passaram o dia em Conquista. “Foi um momento riquíssimo para cada um de nós ampliar o conhecimento”, disse ele que é um dos coordenadores do Programa Despertar que trabalha a questão ambiental nas escolas rurais de Poções.

“Achei bastante pertinente a escolha da temática e a forma como foi abordada. Acredito que precisamos estar reinventando o fazer pedagógico a fim de que a gente possa de fato contribuir para o crescimento do aluno não só na perspectiva de conteúdo, mas também na de formar verdadeiros cidadãos que possam participar mais ativamente da comunidade em que vivem”, comentou a professora da Rede Estadual de Ensino de Vitória da Conquista, Hiulina Mendes.

FONTE: PMVC