Vitória da Conquista: A Cidade da “Oportunidade”

29-03-11-10-53-30-7.jp_thumbnail

Diariamente os jornais do sudoeste baiano divulgam diferentes oportunidades de emprego, especialmente para Vitória da Conquista. É SINE-BAHIA, CIEE, IEL e até Institutos de Recursos Humanos. Quem observa de fora, logo pensa: “Poxa, Conquista é a terra da oportunidade, só não trabalha quem não quer!”. Mas a realidade é outra, engana-se quem pensa em facilidades… O primeiro emprego atualmente em Vitória da Conquista é uma farsa! Observemos mais especificadamente.

Estágios
Antes de mais nada, quero deixar claro que tanto o IEL como o CIEE tentam ajudar o estudante, contudo não contam com a colaboração dos empresários e tem um serviço de bastidores muito fraco, principalmente seus respectivos sites que fornecem informações desencontradas e falsas.

Não é novidade para ninguém que estágio é sinônimo de escravidão moderna. Todos sabem que o que as empresas querem é uma maneira de explorar o pobre do cidadão, e cada vez mais surgem novas formas dessa opressão na figura do estudante. O que não falar do Jovem Aprendiz… parece até piada! E uma oferta de estágio que recebi: trabalhar seis hora, porém não havia salário, só a caixinha do cliente. E olha que tem até que fazer seleção para concorrer a uma maravilhosa oportunidade de estágio dessas!

Carteira assinada
O serviço do SINE-BAHIA de Vitória da Conquista é uma vergonha! Mesmo chegando as 5 e meia da manhã, o cidadão pega uma senha 17 (mas não tinha ninguém na fila, será que eu não vi as 16 pessoas?!) e na hora do atendimento o funcionário (que está chateado, pois está fazendo um favor para mim) não dá a mínima para a indicação da vaga, dá uma rápida olhada no computador e despacha o pobre cidadão (“venha amanhã, experimente vir a tarde…”).

Mas e as dezenas de vagas que aparecem no jornal? O pior é que toda vez que apareço lá é assim… e olha que não sou só eu…os funcionários do SAC já conhecem as figurinhas repetidas que estão lá toda semana.

Já os Institutos de Recursos Humanos embolsam seu dinheirinho e já era (“o arrependimento… meus R$20 reais…”). O primeiro emprego é quase impossível, tem que ter experiência, uns 30 anos, habilitação… Mas eu tenho 18 anos, carteira de trabalho novinha e não tenho dinheiro nem pra comprar o laudo pra carteira de habilitação.

Conclusão
Para ter seu primeiro emprego em Vitória da Conquista tem que ter pistolão! Pensei que seria fácil… Jovem esperto, com bom grau de instrução, disposto…

Mas após 6 meses procurando, entendi porque a juventude conquistense está se perdendo em drogas e na bandidagem: é mais fácil entrar no mundo do crime do que trabalhar decentemente nessa cidade!

Eu não desisto, o Brasil é grande, Vitória da Conquista que é uma cidade pequena, que tem orgulho de capital!
Enviado por email: [email protected]