Vitória da Conquista celebra os seus 179 anos de emancipação Política.

 

 

 

 

   O ARRAYAL DA CONQUISTA FUNDADO EM 1783 POR JOÃO GONÇALVES DA COSTA, FOI DESMEMBRADO DO MUNICÍPIO DE CAETITÉ, PELO DECRETO DE Nº 124 DE 19 DE MAIO DE 1840. SENDO ELEVADO A CATEGORIA DE VILA PASSANDO A SE DENOMINAR DE IMPERIAL VILA DA VITÓRIA. EM 1º DE JULHO DE 1891 PASSOU A CATEGORIA DE CIDADE COM O NOME DE “CONQUISTA”, EM DEZEMBRO DE 1943 PELA LEI ESTADUAL Nº 141 TEVE SEU NOME MUDADO PARA “VITÓRIA DA CONQUISTA” 

No dia 9 de novembro do ano de 1840, ocorreu sua instalação como município autônomo, sendo seu primeiro Intendente o Senhor Luiz Fernandes de Oliveira,

 

Para celebrar os 179 anos do aniversário de emancipação política de Vitória da Conquista, a prefeitura promoveu e realizou importantes atos, como o de inaugurações, atividades esportivas e recreativas, cívico e educacionais. E ainda se fez presente em atos solenes e religiosos.

Dentre os inúmeros  momentos distintos e importantes,  que marcaram a programação das festividades do aniversário da Cidade, o primeiro foi   a realização da  Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, e ao final de toda as programações, acontecimentos e comemorações aos 179 anos de emancipação política da cidade, aconteceu uma passeata e concentração, da 15ª edição da Semana da Cultura Evangélica (SCE). “A Marcha Para Jesus”. Que culminou com o encerramento das atividades em celebração ao aniversário da cidade.

Após a Missa de Ação de Graças, aconteceu um ato cívico da inauguração da Alameda Dom Celso, em frente à Catedral, em homenagem ao *Bispo Dom Celso José Pinto da Silva.

A cerimônia com o hasteamento das bandeiras ao som dos hinos Nacional Brasileiro e de Vitória da Conquista, executados pela Banda da Polícia Militar Maestro Valter de Santa Rosa. Também fez parte do ato cívico, a concessão do Certificado de Dispensa de Incorporação aos jovens que se alistaram no Exército Brasileiro.

Ainda como parte da programação em homenagem aos 179 anos da cidade, aconteceu a cerimônia que reuniu garis, membros do Governo Municipal e representantes do Poder Legislativo em torno do Monumento em homenagem ao Gari, uma obra executada pelas mãos do artista Alan de Kard. Para o prefeito Herzem Gusmão, a mensagem do Monumento tem muito a ensinar: “Você só vai compreender a obra se mudar de posição. Então, vamos mudar de posição, vamos abraçar os garis, vamos dividir inclusive essa tarefa nobre de manter uma cidade limpa, contribuindo, sujando menos a cidade, ou não sujando de jeito nenhum, e contribuindo com a reciclagem. Estou feliz em entregar esse monumento quando Conquista completa 179 anos, e Deus seja louvado.”

O presidente do Legislativo Conquistense – Vereador Luciano Gomes, disse que, “para nós é uma alegria muito grande participar de dois eventos memoráveis: A inauguração da Alameda Dom Celso e a entrega dessa escultura perfeita que tanto simboliza a imagem daqueles que mantêm a nossa cidade limpa. Parabéns ao prefeito, a Alln de Kard e principalmente aos nossos queridos amigos garis. Parabéns Conquista”, argumentou Luciano Gomes.

O artista Alan de Kard, autor da obra, protagonizou e vivenciou na prática a experiência comparecendo à cerimônia de inauguração da Alameda Dom Celso José Pinto da Silva vestido com roupas de gari. E de acordo com o artista, ele não foi reconhecido por muitos amigos e conhecidos, que não repararam em sua presença. Comprovando de fato a invisibilidade destes profissionais no contexto social.

Alan de Kard em seu pronunciamento diz: “Essa cidade é construída por heróis e, sobretudo, os seus heróis verdadeiros, que em sua maioria, passam pelo anonimato, não gravam seu nome individualmente na história desse município, mas sem eles, essa cidade não existiria. E entre esses profissionais mais simples está a figura do gari”, afirmou Alan de Kard.

E por fim, é importante ressaltar que também aconteceram outros eventos paralelos aos citados, inclusive, a Corrida da Cidade, em que centenas de pessoas fizeram parte, e outras tantas prestigiaram o acontecimento.

 *Homenagem, louvor e reflexão – Nascido em 29 de outubro de 1933 no Rio de Janeiro, o bispo Dom Celso José Pinto da Silva, foi por 20 anos o terceiro bispo de Vitória da Conquista. O religioso foi responsável por importantes trabalhos sociais na cidade. Dom Celso faleceu, no ano passado, aos 85 anos, em Teresina no Piaui.