10ª edição da Mostra Cinema Conquista – acontece em 12 a 17 de outubro. Será apresentado 21 longas e 35 curtas-metragens e ainda oficinas e seminários.

tvcpp

Lançada a 10ª edição da Mostra Cinema Conquista

 

 

Foi lançada, na noite dessa quinta-feira, 2, a 10ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema. A cerimônia aconteceu no Memorial Régis Pacheco e reuniu autoridades públicas, imprensa, educadores e a comunidade em geral. O prefeito Guilherme Menezes foi representado, na ocasião, pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Também estiveram presentes o coordenador do evento, Esmon Primo, e a gerente de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb, Vanessa Oliveira.

A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Prefeitura e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  (Uesb) em diferentes espaços da cidade, com o objetivo de promover o cinema nacional na cidade. Neste ano, o evento conta com novidades na programação, que envolve 21 longas e 35 curtas-metragens nacionais.

 

De acordo com o secretário de Cultura, Nagib Barroso, o Governo Municipal ser um dos realizadores do evento é “resultado do olhar que a Prefeitura tem para a sétima arte, como vem acontecendo também por meio de outras iniciativas, como a aquisição do Cine Madrigal e as salas de cinema existentes no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceus) e no Centro Glauber Rocha”.

Na ocasião, também foi apresentada a revista “Contraponto”, um produto de estudantes do curso de Jornalismo da Uesb, com o apoio da Prefeitura, com temática inteiramente dedicada à Mostra Cinema Conquista. “O Cinema tem relação estreita com o Jornalismo, inclusive, com relação ao curso, os alunos tiveram matérias temáticas sobre audiovisual”, explicou Esmon sobre a realização da revista.

-Veja listas dos filmes brasileiros que estarão na Mostra Cinema Conquista – Entretenimento – aprochego.com

Veja listas dos filmes brasileiros que estarão na Mostra Cinema Conquista

 longas,  5 documentários, 1 animação e 15 ficções, de diversas partes do Brasil

Foi divulgado nessa quinta-feira a lista dos 21 longas que serão exibidos na 10ª edição da Mostra Cinema Conquista, que ao todo levará para o público 56 filmes, sendo os outros 35 curtas-metragens.

Entre os longas, são 5 documentários, 1 animação e 15 ficções, de diversas partes do Brasil: predominantemente produções do Rio de Janeiro, seguidas por longas baianos, paulistas, pernambucanos, mineiro e do Rio Grande do Sul.

Dentre as obras escolhidas, além de diversas obras premiadas há filmes de Vitória da Conquista. Veja a lista:

– Hilton Lacerda com o filme Tatuagem (prêmio de melhor filme do Festival de Gramado 2013 e maior número de premiações no Festival do Rio 2013);

– Daniel Ribeiro, com Hoje eu quero voltar sozinho (vai representar o Brasil no Oscar 2015, concorrendo ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro);

– Camilo Cavalcante, com História da Eternidade (vencedor Melhor Filme do Festival de Paulínea 2014);

– Os baianos Cláudio Marques e Marília Hughes com Depois da Chuva (exibido como “work in progress” nos Festivais de Cannes e Bafici e selecionado na competição oficial do Festival de Brasília 2013);

– Praia do Futuro, de KarimAïnouz, lançado no Festival de Berlim (concorreu ao Urso de Ouro);

– O Mercado de notícias, de Jorge Furtado (Melhor Documentário no Cine PE 2014);

– Riocorrente, de Paulo Sacramento (Melhor Montagem e Melhor Fotografia no Festival de Brasília 2013);

– O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, (Vencedor do grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França);

– De Menor, de Caru Alves de Souza (vencedor de Melhor Filme no Festival do Rio 2013);

– Educação Sentimental, de Julio Bressane (concorreu ao Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno, Suíça);

– Quando eu era vivo;

– Getúlio;

– Eu não faço a menor ideia do que tô fazendo com a minha vida;

– Revoada;

– O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão/Veredas;

– Armados;

– Olho Nu; 

– Amazônia;

– Cidade de Deus – 10 anos de história;

– O Menino e o Mundo;

– E o lançamento do conquistense A Doce flauta de Liberdade.