3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres reúne mais de mil baianas em Salvador

Agecom

Entre os principais temas discutidos no encontro estão a presença feminina nos espaços de poder, erradicação da pobreza e violência doméstica.

Foi aberta neste sábado (12) e segue até segunda-feira (14), a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres que acontece no Centro de Convenções de Salvador. Pelo menos 1.200 baianas de diversas regiões do estado discutem políticas públicas de enfrentamento às desigualdades entre homens e mulheres.

Para a secretária Estadual da Mulher, Vera Lúcia Barbosa, este é o resultado de mais de 250 conferências municipais e 18 territoriais”. “Daqui também vamos promover a criação de um plano de políticas para mulheres, então é um momento de festejar, comemorar esta caminhada de sucesso” declara.

Entre os principais temas discutidos no encontro estão a presença feminina nos espaços de poder, erradicação da pobreza e violência doméstica, tema que para Selma de Jesus é preciso um maior enfoque. “A violência doméstica ficava apenas no âmbito familiar e, a partir dos debates, o tema sai das quatro paredes e começa a perpassar os espaços, isso faz com que se busque alternativas para o fim da violência” acredita.

Representantes de diversos municípios participam do encontro. Para Renicelma Andrade, de Irecê, esta é uma oportunidade de por em pauta as demandas discutidas durante as reuniões municipais e territoriais. “O encontro também propicia levarmos mais conhecimento para nossa região, com o auxílio de mulheres com mais tempo de jornada de luta”, concluiu.

O governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, promoveu a abertura do evento. Ele destacou a importância de acontecimentos como esse para o fortalecimento da igualdade entre gêneros. “Espero que estes três dias de debate possam enriquecer as participantes para desconstruirmos algo complicado, que é o preconceito. Daqui sairão também idéias e sugestões que levaremos à Conferência Nacional em dezembro”.

Os assuntos discutidos no evento têm como objetivo final a construção do 3º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, a ser executado nos próximos anos. Além disso, o encontro é uma preparação para a Conferência Nacional que vai acontecer de 12 a 15 de dezembro deste ano em Brasília.

Secretaria de Políticas para as Mulheres

Criada em maio de 2011 pelo Governo do Estado, a Secretaria de Políticas para as Mulheres atende a uma reivindicação de movimentos de mulheres e feministas da Bahia. Com dois eixos importantes: Prevenção e Enfrentamento da Violência contras as Mulheres e Autonomia das mesmas, a secretaria tem como missão elaborar políticas públicas para todas as mulheres do estado. “É uma grande conquista dos últimos 20 anos para as feministas da Bahia. Agora vamos potencializar essas frentes de referência para aumentar o número de conselhos voltados à mulher no interior do estado” afirma a secretária Estadual da Mulher, Vera Lúcia Barbosa.